A televisão no espaço urbano brasileiro (ou dos processos de constituição de sentidos para a TV no Brasil)

Autores

  • Silmara Cristina Dela-Silva Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v16i2.8638817

Palavras-chave:

Análise de discurso. Televisão no Brasil. Imprensa. Sujeito

Resumo

Este artigo apresenta algumas análises do discurso da imprensa sobre a televisão no Brasil, na década de 1950, detendo-se na relação entre a televisão e o espaço urbano. As reflexões, desenvolvidas com base na Análise de Discurso, buscam apontar os processos de produção de sentidos pelos quais a antena de TV é significada como a presença da televisão no Brasil, e refletir sobre o sujeito telespectador (consumidor) e os processos de desmaterialização da antena na era da TV digital.

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Biografia do Autor

Silmara Cristina Dela-Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Professora e pesquisadora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

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Publicado

2015-07-17

Como Citar

DELA-SILVA, S. C. A televisão no espaço urbano brasileiro (ou dos processos de constituição de sentidos para a TV no Brasil). RUA, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 19–38, 2015. DOI: 10.20396/rua.v16i2.8638817. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638817. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Estudos