A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação

  • Tania Conceição Clemente de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Análise do discurso. Estudo da imagem. Linguagem verbal e não-verbal.

Resumo

Desenvolver, no âmbito da análise (escola francesa), perspectivas voltadas ao estudo da imagem (filmica, fotográfica, artística, gráfica, publicitária, etc) em sua materialidade, no caso, o não verbal. Discutir a questão relativa à materialidade da linguagem (verbal e não-verbal), visando à formulação de um campo novo de descrição e análise do não-verbal, aquele que não vai pressupor, em primeira instância, o repasse do não-verbal pelo verbal. Descartando-se, assim, pressupostos ouros como os oriundos da Linguística e da Semiologia no estudo da imagem, formula-se o conceito de policromia, base de análise da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Conceição Clemente de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Ciênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado na Universidade Paris 7 (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Setor de Linguística do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal e descrição e análise das línguas Tapirapé (Tupi), Bakairi (Karib) e Yanomami (língua isolada).
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Souza, T. C. C. de. (2015). A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA, 7(1), 65-94. https://doi.org/10.20396/rua.v7i1.8640721
Seção
Estudos