A inscrição de gestos de interpretação em um "texto-bilhete": significando-(se) em meio a um processo intitucional(izante)

Autores

  • Renata Marcelle Lara Pimentel Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v11i1.8640778

Palavras-chave:

Texto-bilhete. Gestos de interpretação. Aluno universitário

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender como os gestos de interpretação de um aluno universitário, iscritos em um texto-bilhete numa situação de prova, significam em meio a um processo institucionalizante, ou seja, ao mesmo tempo institucionalizado e institucionalizador. Também, como significam o aluno nesse mesmo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Marcelle Lara Pimentel, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2008). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1998). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Professora Adjunta C do Departamento de Fundamentos da Educação, Área de Metodologia e Técnica de Pesquisa, da Universidade Estadual de Maringá, e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM. Líder do GPDISCMÌDIA/UEM - Grupo de Pesquisa em Discursividade, Cultura, Mídia e Arte. Membro do Gepomi/UEM - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos e do Grupo de Pesquisa "O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes" (Unicamp). Tem experiência no campo teórico e metodológico de investigações em Análise de Discurso e Comunicação. As pesquisas acadêmicas estão norteadas, principalmente, pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), transitando pelos estudos da cultura. Os temas investigados envolvem mídia e discursos midiáticos, discursividades institucionais e urbanas, sujeito, sentido e ideologia, ritual, identidade, arte e cultura (do) popular. Linhas de pesquisa em que atua: Análise de Discurso; Análises de Processos e Temáticas Textuais e Discursivas nas Mídias; Língua, Sujeito e História.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

PIMENTEL, R. M. L. A inscrição de gestos de interpretação em um "texto-bilhete": significando-(se) em meio a um processo intitucional(izante). RUA, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 91–113, 2015. DOI: 10.20396/rua.v11i1.8640778. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640778. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Estudos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)