De Foucault à Butler

como a teoria queer contamina os discursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v26i2.8661319

Palavras-chave:

Michel Foucault, Judith Butler, Teoria queer, Gênero e sexualidade, Espaço urbano, Marcadores sociais

Resumo

Esta resenha tem como objetivo divulgar as ideias centrais sobre gênero, sexualidade, raça e classe social discutidas na obra “Foucault e a teoria queer”. Em três momentos distintos, esta obra debruça-se sobre os problemas de gênero, discorre sobre a vida cotidiana e social pós-secular pautada nos marcadores sociais e, por fim, traça considerações a respeito do avanço dos discursos de gênero, sexualidade e religião pautados em uma linha de discussão que vai de Michel Foucault à Judith Butler. A divulgação deste tema é de grande importância para o aprofundamento e para a abertura de novas orientações sobre os estudos queer relacionado à diversas teorias, inclusive em relação as práticas arquitetônicas e saberes urbanos. As cidades podem e devem ser inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Redson Pagnan, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  

Referências

SONTAG, Susan. Notas sobre o Camp. In: Contra a interpretação. Porto Alegre: LPM,
1987, p. 318 a 337.
SPARGO, Tamsin. Foucault e a teoria queer: seguido de Ágape e êxtase: orientações pós-seculares. Tradução de Heci Regina Candiani; posfácio Richard Miskolci. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, 95 p. ISBN: 9788551302446
BUTLER, J. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. 14a ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

PAGNAN, R. De Foucault à Butler: como a teoria queer contamina os discursos. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 757–763, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i2.8661319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8661319. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)