Banner Portal
Ideologia, aparelhos ideológicos de estado e plataformas digitais de comunicação
PDF

Palavras-chave

Ideologia
Plataformas digitais de comunicação
Aparelhos ideológicos de estado
Neutralidade
Capitalismo

Como Citar

MEDEIROS, Jackson. Ideologia, aparelhos ideológicos de estado e plataformas digitais de comunicação: algumas considerações. RUA, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 459–470, 2023. DOI: 10.20396/rua.v29i2.8675153. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8675153. Acesso em: 1 nov. 2024.

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre aspectos teóricos e conceituais que permitam relacionar “ideologia”, tomando por base a noção de Aparelhos Ideológicos de Estado, e “plataformas digitais de comunicação”, partindo da ideia de capitalismo de plataforma. Considera que é possível estabelecer relações entre plataformas digitais de comunicação e a base aportada sobre ideologia, uma vez que são estruturas colocadas no, pelo e para o mundo capitalista e suas composições que discursam sobre uma neutralidade, mas que, na realidade, agem pelos interesses dos dominantes na ordem do capital.

https://doi.org/10.20396/rua.v29i2.8675153
PDF

Referências

ALBUQUERQUE, J. A. G. Introdução crítica: Althusser, a ideologia e as instituições. In: ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2022.

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado (Notas para uma pesquisa). In: ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2022.

BRUNO, Fernanda. A economia psíquica dos algoritmos: quando o laboratório é o

mundo. NEXO Jornal, p. 1-3, 12 jun. 2018.

BRUNO, F. G.; BENTES, A. C. F.; FALTAY, P. Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista FAMECOS, v. 26, n. 3, set./dez. 2019.

KOWALSKI, R. Algorithm = logic + control. Communications of the ACM, v. 22, n. 7, p. 424–436, 1979.

LESSIG, L. Code version 2.0. New York: Basic Books, 2006.

MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

SILVEIRA, S. A. Economia da intrusão e modulação na internet. Liinc em Revista, v. 12, n. 1, p. 17-24, 2016.

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity 2016.

STRIPHAS, T. Algorithmic culture. European Journal of Cultural Studies, v. 18, n. 4-5, p. 395-412, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 RUA

Downloads

Não há dados estatísticos.