Resumo
A hipótese desta pesquisa é que o principal assunto tratado por John Ruskin é uma concepção de lógica e de razão que estrutura assuntos tais como, arquitetura, pintura, política econômica, religião e vários outros. Diferente da opinião de alguns historiadores da arquitetura moderna que analisaram a obra ruskiniana sobre arquitetura de forma isolada desvinculada dos demais assuntos, aqui ela será tratada interna a uma lógica e uma razão que estrutura todos estes assuntos. Pretende-se demonstrar que o objetivo de Ruskin não era constituir uma teoria da natureza, da pintura, da política econômica, ou mesmo da arquitetura, mas utilizar a mesma lógica de composição em todos estes temas.
Referências
AMARAL, C.S. 2005. John Ruskin e o desenho no Brasil. São Paulo: Tese, FAU USP, BACHELARD, G., em REALE, G., ANTISERI, D. 1991. Historia da Filosofia: do Romantismo até nossos dias. São Paulo Edições Paulinas, vol.3.
HELSINGER, E. Ruskin and the Art of the Beholder. 1982. Massachusetts: Harvard University Press.
HERSEY, G. Ruskin as an Optical Thinker. In The Ruskin Polygon. 1982. Manchester: Manchester University Press.
MOREIRA, R. 1994. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense.
PIMENTA, P. 2002. A linguagem das formas: ensaio sobre o estatuo do belo na filosofia de Shaftesbury. São Paulo: Tese FFLCH/USP.
QUILL, S. 2000. Ruskin’s Venice, the Stones revisited. London: Ashgate. 2000.
RUSKIN, J. Modern Painters. 1948. London: Smith, Elder & Co. Vol. 1.
RUSKIN, J. Modern Painters. 1856. London: Smith, Elder & Co. Vol. 2.
RUSKIN, J. Modern Painters. 1856. London: Smith, Elder & Co. Vol. 3.
RUSKIN, J. Modern Painters.1856. London: Smith, Elder & Co. Vol. 4.
RUSKIN, J. Modern Painters. 1860. London: Smith, Elder & Co. Vol. 5.
RUSKIN, J. The Stones of Venice. 1925. London: George, Allen & Unwin. Vol. 1, 2, 3.
RUSKIN, J. Las siete lampadas de la arquitectura. Buenos Aires: El Ateneo, s/d.
RUSKIN, J. The seven lamps of architecture. 1921. London: J.M. Dent & Sons Ltd.
RUSKIN, J. Munera Pulveris.1994. London: Routledge/Thoemmes Press.
RUSKIN, J. A joy for ever. 1994. London: Routledge/Thoemmes Press.
RUSKIN, J. Sesame and Lilies; The two paths; The king of the garden. 1944. London: J. M. Dent & Sons Ltd.
RUSKIN, J. The crown of wild olive. 1994. London: Routledge/Thoemmes Press, 1994.
RUSKIN, J. Unto this last. 1994. London: Routledge/Thoemmes Press, 1994.
RUSKIN, J. Lectures on architecture and painting. 1854. London: Smith, Elder and Co. 1854.
THOMPSON, E.P. William Morris Romantic to Revolutionay. 1955. London: Lawrence & Wishart Ltd.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.