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Agro é tudo
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Palavras-chave

Discurso
Agro
Agronegócio
Rede globo

Como Citar

OLIVEIRA, Tânia Pitombo de; COSTA, Débora Pereira Lucas. Agro é tudo: a rede globo e a produção de sentidos na relação urbano/rural. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 653–677, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i2.8663429. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8663429. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo lança o olhar sobre a campanha institucional Agro: a indústria-riqueza do Brasil. A iniciativa, produzida e veiculada pela Rede Globo de Televisão, a partir de 2016, é marcada pela repetição diária nos espaços comerciais da grade de programação da emissora. Nesta reflexão, analisa-se os modos de significação da formulação agro como a proposta de um novo conceito, que atualiza as relações entre cidade, campo, urbano e rural. O estudo norteia-se pela Análise do Discurso, nas perspectivas de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pensando as relações que vinculam o histórico, o ideológico e o político para um agro que, no dizer da Rede Globo, é indissociável da tecnologia, de todo o tipo de pessoas e que abrange todos os setores que movimentam a economia do país.   

https://doi.org/10.20396/rua.v26i2.8663429
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