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Modos de ser, formas de habitar

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Palavras-chave

Publicidade imobiliária
Discurso
Cidade
Consumo

Como Citar

LINS, Marcela Barbosa; MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Modos de ser, formas de habitar: práticas discursivas da publicidade imobiliária no Recife. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 679–698, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i2.8663430. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8663430. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Nesse artigo, partimos do pressuposto de que morar é uma prática cultural que revela formas de vida, sendo o anúncio de imóveis a materialidade discursiva que, por excelência, comunica e agencia modos de ser. A partir da análise de um extenso corpus, composto por aproximadamente 4.000 anúncios coletados entre 1970 e 2006 no Diario de Pernambuco, argumentamos como, ao longo da história recente do Recife, o anúncio imobiliário cristalizou uma determinada ética do morar pautada da negação da heterogeneidade da cidade e na defesa da propriedade privada, na esteira da consolidação de uma governamentalidade neoliberal no país.

https://doi.org/10.20396/rua.v26i2.8663430

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