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Ser ou não ser (feito de) palhaço?
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Palavras-chave

Cena enunciativa
Palhaço
Performatividade
Protestos
Semântica do acontecimento

Como Citar

OSTHUES, Romulo Santana; FONTANA, Mónica Graciela Zoppi. Ser ou não ser (feito de) palhaço? a performatividade de enunciados que denunciam. RUA, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 435–460, 2021. DOI: 10.20396/rua.v27i2.8667320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8667320. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A partir de fotografias de manifestações de rua no Brasil (2011-2015) e segundo os pressupostos teóricos da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2005, 2017, 2018), neste artigo, descrevemos o funcionamento da performatividade de enunciados nos quais a designação de palhaço ocorre. Analisamos de que maneira (não) ser palhaço produz a interpretação ergativa (não) ser feito de palhaço ao descrevermos como as cenas enunciativas se configuram no acontecimento de tais enunciados e sua relação com a performatividade. Desse modo, foi possível compreender como um dizer negado pode funcionar como um aviso ou uma denúncia conforme o modo como o Locutor se divide e projeta, a partir de um lugar social de dizer, o lugar daquele a quem destina esse dizer.

https://doi.org/10.20396/rua.v27i2.8667320
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