Banner Portal
Narrativas na cidade em álbuns fotográficos
PDF

Palavras-chave

Cidade
Memórias
Narrativas
Fotografias

Como Citar

SILVA, Cristina Maria da; BRAGA, Francisco Felipe Pinto. Narrativas na cidade em álbuns fotográficos: a Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais. RUA, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 415–439, 2019. DOI: 10.20396/rua.v25i2.8657561. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8657561. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Abordamos as narrativas sobre o Poço da Draga na cidade de Fortaleza-CE a partir de álbuns fotográficos. Partimos das discussões de Certeau (2009); Gagnebin (2006); Assmann (2011) e Bruno (2013; 2014). O Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos por meio do projeto de extensão “Fotobiografias: a Fortaleza que se Encontra em Acervos Fotográficos Pessoais”, desenvolve trabalhos que objetivam mostrar e socializar essas outras narrativas sobre a cidade. O Poço da Draga está localizado em uma área de grande especulação imobiliária próxima à praia de Iracema, e sofre constantemente com a pressão do poder público e privado para que seus habitantes sejam removidos. Por meio de visitas aos habitantes desse lugar, escutamos suas histórias e conhecemos suas memórias. As fotografias nos permitem conhecer essas biografias individuais e relacioná-las com a biografia coletiva da cidade, repensando as reflexões sobre antropologia urbana, bem como abrem um espaço vivo e potente para uma ação de extensão universitária. 

https://doi.org/10.20396/rua.v25i2.8657561
PDF

Referências

ARTIÈRES, Philipe. “Arquivar a própria Vida”. Estudos históricos, n. 21. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 9-34, 1998.

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2011.

BARROS, Manoel. O Apanhador de Desperdícios. Manoel de Barros. Poesia Completa. Disponível em: https://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/. Acesso: 15. Jun. 2018.

BARROS, Manoel. Do livro Retrato do artista quando coisa. Disponível em: https://casadamericalatina.wordpress.com/2012/04/20/excertos-da-poesia-completa-de-manoel-de-barros-3/>. Acesso: 15. Jun. 2018.

BENJAMIN, Walter. As passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BEZERRA, Roselane Gomes. Praia de Iracema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. 84p.

BOSI, Ecléa. “Memória da cidade: lembranças paulistanas”, Estudos Avançados, v.17, n. 47, p. 198-211, 2003.

BRUNO, Fabiana. Fotobiografias: uma proposta antropológica e estética. Revista Espaço Acadêmico. Paraná. v.14, n.163. p.09-20. dez. 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26003. Acesso em: 30 de outubro 2018.

BRUNO, Fabiana. Imagem-escrita nas fotobiografias. In: Família em imagens. Bárbara Copque, Clarice Ehlers Peixoto e Gleice Mattos Luz (Orgs). – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

CERTEAU, Michel. Práticas de Espaço. Caminhadas pela Cidade. In: A Invenção do Cotidiano 1. Artes de Fazer. 16ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CERTEAU, Michel. I. O Bairro; VII. Os Fantasmas da Cidade. A Invenção do Cotidiano 2. Morar, Cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. O Dom da História. Uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

FORTALEZA. Desenvolvimento Humano, por Bairro, em Fortaleza. Fortaleza, CE, 2010. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/0032553521353dc27b3d9. Acesso em: 30 de outubro 2018.

FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As Heterotopias. -São Paulo: n.1 Edições, 2013.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar Escrever Esquecer. – São Paulo: Ed. 34, 2006.

GOMES, Alex. M. Dias Branco decide tocar as obras do Acquário e pode mudar projeto. O Povo. Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/08/m-dias-branco-decide-tocar-obras-do-acquario-e-pode-mudar-projeto.html.Acesso em: 11 de Ago. 2018.

INGOLD, Tim. Parte IV. Um Mundo Narrado. Capítulo 12 Contra o Espaço: lugar, movimento, conhecimento. In: Estar Vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. – Petrópolis- RJ: Vozes, 2015. – (Coleção Antropologia).

MAIA, Geimison. Poço da Draga: Comunidade está prestes a comemorar 107 anos de história. O Povo. Disponível em:

https://www20.opovo.com.br/app/colunas/opovonosbairros/2013/04/04/noticiasopovonosbairros,3033206/comunidade-esta-prestes-a-comemorar-107-anos-de-historia.shtml. Acesso em: 11. Jan.2019.

OLIVEIRA, Heloísa Maria Alves. O Poço da Draga e a Praia de Iracema: Convivência, Conflitos e Sociabilidades.

Dissertação de Mestrado em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em:

https://docplayer.com.br/6622184-O-poco-da-draga-e-a-praia-de-iracema-convivencia-conflitos-e-sociabilidades.html. Acesso em: 11. Jan. 2019.

PIMENTEL, Samuel. Grupo Dias Branco desiste do Acquario Ceara. O Povo. Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2019/01/grupo-dias-branco-desiste-do-acquario-ceara.html. Acesso em: 18 jan. 2018.

ROCHA, Sérgio. Um Olhar Sobre o Poço. Revista Dragão do Mar, Fortaleza, v.01, p.58-61, jan,/fev./mar. 2018.

SILVA, Armando. Álbuns de Família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

SILVA, Armando. Imaginários Urbanos. Editora Perspectiva, São Paulo, 2001.

SILVA FILHO, Antônio Luiz Macedo. Fortaleza: Imagens da Cidade. Fortaleza: Museu do Ceará/ Secretária da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre a Fotografia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TUAN, Yi Fu; OLIVEIRA, Livia de. Experiências Íntimas com Lugar. In: Espaço e lugar: a perspectiva da experiencia. São Paulo, SP: Difel, 1983. 250p.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.