Banner Portal
Kaingáng: Questões de Língua e Identidade
PDF

Palavras-chave

Lingua e identidade. Família jê. Língua Kaingáng. Monolinguismo. Bilinguismo.

Como Citar

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. Kaingáng: Questões de Língua e Identidade. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 105–128, 2012. DOI: 10.20396/liames.v2i1.1407. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/1407. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente texto, originalmente escrito para uma interlocução com professores kaingáng, apresenta uma visão panorâmica das mudanças no contexto de bilingüismo envolvendo  comunidades indígenas ao longo do tempo. Particularmente no caso da sociedade kaingáng o texto historia brevemente as compulsões que levaram ao abandono da língua indígena por uma parte considerável da população e defende a idéia de que, no caso dessa língua, o uso e desenvolvimento de uma tradição escrita podem ser decisivos para a vitalização, fortalecimento e modernização do idioma nativo. Não se trata de um texto acadêmico stricto sensu, mas de um texto de intervenção em uma realidade social. Apesar disso, a análise aqui apresentada para o Kaingáng é pioneira e única, e pretende contribuir para a compreensão das questões de política e planejamento lingüístico que se colocam para esse povo hoje e no futuro próximo.
https://doi.org/10.20396/liames.v2i1.1407
PDF

Referências

CRYSTAL. David. (1988). Dicionário de Lingüística e Fonética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

D’ANGELIS, Wilmar R. & VEIGA, Juracilda (1995). Bilingüismo entre os Kaingáng: situação atual e perspectivas. Comunicação ao IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Campinas, Unicamp, 4-6 set. 1995. Publicada em L.T. Mota el alii. Uri e Wãxi. Estudos interdisciplinares dos Kaingáng. Londrina: Ed. UEL, 2000, pp. 307-326.

FERGUSON, Charles A. (1959). Diglossia. Word., v. 15, pp. 325-340.

FERREIRO, Emília. (1986). Reflexões sobre alfabetização. (4a ed.). São Paulo, Cortez / Autores Associados.

GARMADI, Juliette. (1983). Introdução à Sócio-Lingüística. Lisboa: Dom Quixote.

MEMMI, Albert. (1977). Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. (3a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. (1986). Línguas Brasileiras. Para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo: Loyola.

VANOYE, Francis. (1987). Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral escrita. (7a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

A LIAMES: Línguas Indígenas Americanas utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Os artigos e demais trabalhos publicados na LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, publicação de acesso aberto, passa a seguir os princípios da licença do Creative Commons. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data desta publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.