Foco e Escopo

LIAMES – Línguas Indígenas Americanas é uma publicação semestral, editada pela área de Linguística Antropológica (Línguas Indígenas) / Centro de Estudos de Línguas e Culturas Ameríndias (CELCAM) do Departamento de Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem / UNICAMP. Seu principal objetivo é propiciar aos pesquisadores da área a publicação de artigos de pesquisa e reflexão acadêmicas, estudos analíticos e resenhas que, por sua temática, versem sobre a investigação e documentação de línguas indígenas americanas, elaborados segundo distintas abordagens teóricas. Espera-se, com isso, tornar disponíveis trabalhos sobre as línguas indígenas americanas, proporcionar o diálogo entre diferentes abordagens e estimular o intercâmbio entre pesquisadores da área.

De acordo com a política editorial da Revista, são aceitas contribuições de artigos redigidos não só em português, mas também em espanhol e inglês, eventualmente em francês e italiano. Dois resumos de até 10 (dez) linhas, incluindo cinco palavras-chave, são exigidos, um em português ou em espanhol, e outro em inglês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a LIAMES – Línguas Indígenas Americanas trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

LIAMES: Línguas Indígenas Americanas  a partir do volume 19 de 2019, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation

   Estrato
     Área de Avaliação
  • A2
  • LETRAS / LINGUÍSTICA
  • B3
  • SOCIOLOGIA
  • B5
  • ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA

Ética

A revista LIAMES - Línguas Indígenas Americanas guia-se pelas Diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Comittee on Publications Ethics (COPE: (http://publicationsethics.org). A Comissão Editorial da Revista LIAMES não admite comportamentos antiéticos e nem tolera qualquer prática tanto de plágio como de autoplágio.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Liames: Línguas Indígenas Americanas, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Liames: Línguas Indígenas Americanas não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.

 

Sponsors

 

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447