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ROCHA MENDES, Leandro; SILVA PIMENTEL, Maria do Socorro da; VELOSO BORGES, Mônica (2010) (orgs.). Cidadania, Interculturalidade e Formação de Docentes Indígenas. Goiânia: Ed. da PUC. Goiás, 204 Pp.
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Palavras-chave

Cidadania. Formação de professores indígenas. Práticas pedagógicas. Formação superior.

Como Citar

CRUZ, Mônica Cidele. ROCHA MENDES, Leandro; SILVA PIMENTEL, Maria do Socorro da; VELOSO BORGES, Mônica (2010) (orgs.). Cidadania, Interculturalidade e Formação de Docentes Indígenas. Goiânia: Ed. da PUC. Goiás, 204 Pp. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 169–172, 2011. DOI: 10.20396/liames.v0i11.1501. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/1501. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Cidadania, Interculturalidade e Formação de Docentes Indígenas, livro organizado pelos professores Leandro Rocha Mendes, Maria do Socorro da Silva Pimentel e Mônica Veloso Borgestraz um conjunto de artigos com reflexões e relatos de experiências acerca dos estudos e práticas pedagógicas realizados na matriz de Formação Básica do curso de Licenciatura Intercultural de Formação Superior de professores indígenas da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com a Universidade Federal do Tocantins. Conta, também, com a parceria da FUNAI, do Centro de Trabalho Indigenista e das secretarias de educação de Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Os temas abordados compreendem as questões sobre educação bilíngue, interculturalidade e formação de docentes indígenas. No primeiro texto, intitulado Reflexão político-pedagógica sobre educação bilíngue intercultural, Maria do Socorro Pimentel da Silva, professora com longa experiência na área de educação escolar indígena, faz uma breve discussão sobre a educação escolar bilíngue intercultural, como uma iniciativa inovadora para os povos indígenas, por contemplar em seu processo educativo melhorias nas condições de vida dos povos indígenas, considerando as suas culturas, seus costumes, a valorização da língua materna, enfim, uma educação que vá ao encontro das necessidades de cada comunidade indígena.

https://doi.org/10.20396/liames.v0i11.1501
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Referências

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