Ler levantando a cabeça: caminhos e descaminhos da leitura literária na educação básica

Maria Paula Parisi Lauria

Resumo


O presente artigo, escrito por ocasião do  I Colóquio de Literatura e Ensino, realizado em 2012 na UNICAMP, foi revisto e ampliado, buscando aprofundar dois pontos importantes: as relações entre o ensino de literatura e os documentos oficiais que têm norteado os rumos da área de Língua Portuguesa, dos anos 1950 até 2004, e também as questões em jogo na interação entre leitor, texto e professor proporcionada pela escola.
Com base na observação do cotidiano escolar, e de seus materiais de apoio didático, a autora destaca uma série de ações docentes que podem contribuir ou não para a formação do sujeito leitor.  Parte, para tanto, do estudo de documentos oficiais que dão visibilidade às concepções teóricas vigentes em diferentes períodos da educação brasileira, concretizadas nas propostas de livros e materiais didáticos, não raras vezes únicas fontes de referência do professor para as aulas de literatura. Apresenta ainda discussões e propostas para a formação do sujeito leitor aplicáveis à sala de aula.
Palavras-chave: ensino de literatura; formação do leitor; documentos oficiais.

The article, written for the I Meeting of Literature and Teaching in2012 at UNICAMP, was revised and broadened, in an attempt to have a deeper approach into two important tasks: the relationship between the teachings of literature and the official documents that have ruled the Portuguese Language teaching from 1950 until 2004, as well as the task provided by the academic field in so far as the interaction between the reader, the text and the teacher.
Based on the day-to-day school observation, as well as on the material used at schools, the author highlights a series of teacher managements that might be helpful in the formation of the reader. For that, the author started by the analyses of the documents which sustained the different theoretical conceptions throughout the different periods in the Brazilian Education, present in the books and didactic materials, non-rarely the only sources of information available for the teachings of Literature classes. Discussions and in-class propositions for the formation of the reader are also presented here.
Keywords: teaching of literature; formation of the reader; official documents.


Palavras-chave


ensino de literatura; formação do leitor; documentos oficiais

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DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635854

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