Banner Portal
v. 34 n. 2 (2014): Literatura e ensino
Literatura e ensino

Apresentação

Equipe Editorial
303-304
Apresentação
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635848
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635848

Literatura e conhecimento

Alcir Pecora
307-312
Literatura como ato irredutível a conhecimento
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635849
Joaquim Brasil Fontes
313-317
Literatura, ensino e um gole de chá
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635850
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635850
Guilherme Ignácio da Silva
319-336
Proust esteve lá, mas se esqueceu
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635851
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635851
Caio Lui Gagliardi
337-348
Ensinar Literatura: a que será que se destina?
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635852
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635852

Documentos oficiais e políticas públicas de ensino

Enid Yatsuda Frederico
351-359
O lugar da literatura
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635853
Maria Paula Parisi Lauria
361-373
Ler levantando a cabeça: caminhos e descaminhos da leitura literária na educação básica
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635854
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635854
Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
375-396
Materiais didáticos e ensino na escola básica: Impactos no currículo e na produção editorial brasileira
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635855
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635855
Nabil Araújo
396-420
Entre “educação estética” e “estudos culturais”: A problemática da pedagogia literária, do programa Schilleriano aos PCNs
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635856
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635856
Rodrigo Alves dos Santos
421-441
O caráter continuísta do discurso oficial sobre configuração de um sujeito docente para o trabalho com a leitura literária no ensino médio do século XXI
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635857
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635857
Giselle Larizzatti Agazzi
443-458
Problemas do ensino da literatura: do perigo ao voo possível
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635858
Mayra Pinto
459-476
Alguns descompassos no ensino de literatura: documentos e práticas oficiais
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635859
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635859
Rildo Cosson, Aparecida Paiva
477-499
O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635860
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635860

Ensino e literatura portuguesa

Raquel S. Madanêlo Souza
503-511
Periódicos e o ensino de literatura
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635861
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635861
Luis Maffei
513-530
Segundo Camões, a pedagogia de Vênus e Cupido pelo amor no mundo
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635862
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635862
Luís Fernando Prado Telles
531-547
Desafios de leitura numa aula de literatura entre a história, o mito e a ficção
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635863
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635863
Éverton Barbosa Correia
549-564
Apontamentos para leitura de poemas em sala de aula
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635864
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635864

Cânone e ensino de literatura

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho
567-572
Notas sobre o ensino de clássicos literários portugueses
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635865
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635865
Luis Augusto Fischer
573-611
O fim do cânone e nós com isso
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635866
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635866
Fábio Akcelrud Durão
613-623
Variações sobre os equívocos do debate do cânone
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635867
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635867
Flávio Ribeiro de Oliveira
625-631
Sobre a pertinência do estudo de letras clássicas no Brasil
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635868

Literatura e tecnologias

Denise Bértoli Braga, Ana Flora Schlindwein
635-652
A inserção dos recursos digitais e da Internet nas práticas sociais e educacionais: impactos no ensino da literatura do século XXI
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635869
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635869

Depoimentos

Pedro Marques
655-657
Chororô, sabidão e poetaço
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635870
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635870
Cida Sepulveda
659-660
Plantar poesia
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635871
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635871
Marco Catalão
661-665
E, sem talento, faço um trabalho técnico, violento
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635872
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635872

Entrevistas

Aparecida Paiva
669-673
Entrevista com Aparecida Paiva
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635873
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635873
Roberto Acízelo de Souza
675-679
Entrevista com Roberto Acízelo de Souza
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635874
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635874

Avulsos

Salma Ferraz
683-707
É certo que riste: humor no cristianismo
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635875
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635875

Resenha

Marina Cavicchioli
711-717
Livro Ilustrado: palavras e imagens
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635876

Informações Biobibliográficas

Equipe Editorial
719-727
Informações Bibliográficas
PDF