Resumo
Discutindo textos de Terry Eagleton, Bill Readings, Beatriz Sarlo e Alberto Moreiras, este artigo procura reconstituir o desenvolvimento histórico da problemática da pedagogia literária, do programa schilleriano aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Referências
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. (Ensino de 1ª a 4ª série). Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. (Ensino de 5ª a 8ª série). Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. (Ensino Médio). Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CANDIDO, Antonio. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: EdUSP, 1988 [1945].
EAGLETON, Terry. The idea of culture. Oxford: Blackwell, 2000. [Ed. bras.: EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Trad. de Sandra C. Branco. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005.]
EAGLETON, Terry. Literary theory: an introduction. 2. ed. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 1996. [Ed. bras.: EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. de Waltensir Dutra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.]
FRYE, Northrop. Anatomy of criticism: four essays. Princeton (NJ): Princeton University Press, 1971 [1957]. [Ed. bras.: FRYE, Northrop. Anatomia da crítica: quatro ensaios. Trad. de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.]
MOREIRAS, Alberto. The exhaustion of difference: the politics of Latin American Cultural Studies. Durhan/London: Duke University Press, 2001. [Ed. bras.: MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença: a política dos estudos culturais latino-americanos. Trad. de Eliana L. de Lima Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.]
RAMA, Angel. La ciudad letrada. Hanover (New Hampshire): Ediciones del Norte, 1984. [Ed. bras.: RAMA, Angel. A cidade das letras. Trad. de Emir Sader. São Paulo: Brasiliense, 1985.]
READINGS, Bill. The university in ruins. Cambridge (MA)/London: Harvard University Press, 1996. [Ed. port.: READINGS, Bill. A universidade em ruínas. Trad. de Joana Frazão. Coimbra: Angelus Novus, 2003.]
SARLO, Beatriz. A literatura na esfera pública. Trad. de Adriana S. Pagano. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia Helena (Org.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. p. 37-55.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Apresentação. In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas (RS): Ed. da ULBRA, 2005. p. 5-9.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons