Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da historiografia literária e da pesquisa em periódicos no ensino da literatura. Para tanto, parte-se da experiência de docência no ensino médio e de conjecturas relacionadas a investigações no campo literário, derivados da leitura e análise de revistas.Referências
CALINESCU, Matei. Five faces of modernity. Durham: Duke University Press, 1987.
CAMPOS, Edson Nascimento ;CURY, Maria Zilda F. “Fontes primárias: saberes em movimento”. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 23, n.12, p. 303-313, 1997.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
FOKKEMA, Douwe. “Why literary historiography?”. http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/12924967616718273876213/018654.pdf
FRANCHETTI, Paulo. “História literária: um gênero em crise”. Semear (PUCRJ), v. 1, n.7, p. 247-264, 2002.
LLOSA, Mario Vargas. “É possível pensar o mundo moderno sem o romance?”. In.: MORETTI, Franco. A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista. São Paulo: EDUSP, 2001.
MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MOISÉS, Leyla Perrone. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MOISÉS, Leyla Perrone. “Por amor à arte”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n.55, p. 335-348, 2005.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.
ROCHA, Clara. Revistas literárias do século XX em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985.
SILVA, João Paulo Ascenso da. Temas, mitos e imagens de Portugal numa revista inglesa do Porto: The Lusitanian (1844-1845). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
SILVA, Victor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 1988.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons