Periódicos e o ensino de literatura

Autores

  • Raquel S. Madanêlo Souza Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635861

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Revistas literárias. Historiografia literária

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir  sobre o papel da historiografia literária e da pesquisa em periódicos no ensino da literatura. Para tanto, parte-se da experiência de docência no ensino médio e de conjecturas relacionadas a investigações no campo literário, derivados da leitura e análise de revistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel S. Madanêlo Souza, Universidade Federal de São Paulo

professora da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Possui Doutorado em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2008). Possui Mestrado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: periódicos; 2a série da revista “A águia”; saudosismo; revista “Terra de Sol”; Portugal-Brasil; América Hispânica; revista “Seara Nova”; modernismo.

Referências

CALINESCU, Matei. Five faces of modernity. Durham: Duke University Press, 1987.

CAMPOS, Edson Nascimento ;CURY, Maria Zilda F. “Fontes primárias: saberes em movimento”. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 23, n.12, p. 303-313, 1997.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.

FOKKEMA, Douwe. “Why literary historiography?”. http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/12924967616718273876213/018654.pdf

FRANCHETTI, Paulo. “História literária: um gênero em crise”. Semear (PUCRJ), v. 1, n.7, p. 247-264, 2002.

LLOSA, Mario Vargas. “É possível pensar o mundo moderno sem o romance?”. In.: MORETTI, Franco. A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista. São Paulo: EDUSP, 2001.

MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MOISÉS, Leyla Perrone. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MOISÉS, Leyla Perrone. “Por amor à arte”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n.55, p. 335-348, 2005.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.

ROCHA, Clara. Revistas literárias do século XX em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985.

SILVA, João Paulo Ascenso da. Temas, mitos e imagens de Portugal numa revista inglesa do Porto: The Lusitanian (1844-1845). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

SILVA, Victor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 1988.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Downloads

Publicado

2014-11-25

Como Citar

SOUZA, R. S. M. Periódicos e o ensino de literatura. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 503–511, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635861. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Ensino e literatura portuguesa