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O caráter continuísta do discurso oficial sobre configuração de um sujeito docente para o trabalho com a leitura literária no ensino médio do século XXI
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Palavras-chave

Discurso oficial. Trabalho com a leitura literária. Ensino médio. Formação e atuação do professor de português.

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Alves dos. O caráter continuísta do discurso oficial sobre configuração de um sujeito docente para o trabalho com a leitura literária no ensino médio do século XXI. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 421–441, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635857. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635857. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

O presente artigo toma como objeto de investigação os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN), os PCN+ e as Orientações Curriculares Nacionais, especificamente no que se referem à componente curricular de Língua Portuguesa. Desenvolve o argumento de que uma leitura analítica desses documentos oficiais permite constatar um caráter de continuidade no discurso que vem configurando o modo de existência docente configurador da formação e da atuação do professor do chamado novo Ensino Médio, no que ele se refere à formação e a atuação do professor de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura literária. Neste artigo, o discurso veiculado nos documentos analisados é considerado como uma prática (FOUCAULT, 1995a, 1996). Isso significa que ele é tomando não como representação das coisas, dos objetos, dos sujeitos de que trata, mas como espaço de produção deles. No que se refere ao trabalho com a leitura literária nos anos finais da chamada nova Educação Básica, o sujeito demandado foi nomeado como um formador de leitores críticos de textos literários, conforme constado nas Orientações Curriculares Nacionais. Assim, o indivíduo que aspira a vir a ser professor de Língua Portuguesa para o trabalho com a leitura literária no novo Ensino Médio deverá, para ocupar a posição demandada no discurso aqui estudado, se tornar uma pessoa mais consciente sobre o público para o qual leciona – os jovens –, mais esclarecida quanto aos objetivos do seu trabalho, menos preconceituosa, mais bem informada, atualizada, usuária de tecnologias, leitora... A análise realizada permite constatar que há um caráter de continuidade no discurso que constrói e prescreve regras para a atuação e formação do professor de português para o trabalho com o texto literário no ensino de nível médio.
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635857
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