Banner Portal
O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar
PDF

Palavras-chave

Programa Nacional Biblioteca da Escola. Biblioteca escolar. Leitura. Literatura.

Como Citar

COSSON, Rildo; PAIVA, Aparecida. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 477–499, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635860. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Criado pelo governo federal no âmbito das políticas de promoção da leitura, o Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) destina-se à aquisição de obras literárias para o acervo de biblioteca escolares do País. O artigo analisa o processo de triagem, seleção e compra das obras, verificando, em cada uma das suas três grandes etapas, os critérios, as lógicas que os sustentam e os efeitos que acarretam para o processo como um todo. O método empregado é a análise documental contextual dos editais dos PNBEs de 2012 e 2013. A análise contextualizada desse processo é relevante não só porque descreve criticamente o modo de funcionamento do PNBE, como também assinala os termos e limites da relação entre literatura e endereçamento escolar na formação do acervo da biblioteca de escola pública. 

https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635860
PDF

Referências

BAHIA, Márcio. A legitimação cultural dos quadrinhos e o Programa Nacional Biblioteca da Escola: uma história inacabada. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 340-351, set./dez. 2012.

BERENBLUM, Andrea e PAIVA, Jane. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2012. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/be-consultas. Acesso em: 03 out. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2013. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/be-consultas. Acesso em: 03 out. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Biblioteca da Escola. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-biblioteca-da-escola. Acesso em: 11 nov. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para inscrição de obras de literatura no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2005. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-biblioteca-da-escola. Brasília, 2004. Acesso em: 03 out. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. A política de formação de leitores e o PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb. Acesso em: 11 jan. 2012.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Avaliação pedagógica de obras literárias. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 308-318, set./dez. 2012.

FERNANDES, Célia R. D. e CORDEIRO, Maisa B. da S. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 319-328, set./dez. 2012.

GONZATTO, Marcelo. Pedofilia, estupro e adultério são temas para estudante? Zero Hora, 19 jun. 2009. Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/11044426.pdf Acesos em 10 out. 2012.

LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira e estudos literários. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 36, p. 97-110, julho-dez. 2010.

LIVRARIA Cultura. Livros. Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/index.asp. Acesso em 10 out. 2012.

MONTUANI, Daniela F. B. O PNBE/2005 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma discussão sobre os possíveis impactos da política de distribuição de livros de literatura na formação de leitores. Belo Horizonte: UFMG, FE, 2009. Dissertação (Mestrado).

MPEG. Ministério Público do Estado de Goiás. Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação. Recomendação de 25 de setembro de 2009. Disponível em http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/recomendacao_pnbe_-_mec_-_corrigida.pdf. Acesso em: 10 out. 2012.

PAIVA, Aparecida et al. Literatura na infância: imagens e palavras. Acervos do PNBE 2008 para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2008.

PAIVA, Aparecida. Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitores. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 301-307, set./dez. 2012.

PAIVA, Fabrícia V. A literatura infanto-juvenil na formação social do leitor: a voz do especialista e a vez do professor nos discursos do PNBE 2005. Rio de Janeiro: UFRJ, FE, 2008. Dissertação (Mestrado).

PELTASON, Timothy. Seeing things as they are. Literary Imagination, v. 9, n. 2, 2007, p. 177–194. Doi: 10.1093/litimag/imm024 Acesso em 20 mar. 2011.

RAMOS, Paulo. MEC defende distribuição de obras de Will Eisner a escolas. Blog dos Quadrinhos. 23 jun. 2009. Disponível em: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br Acesso em: 10 out. 2012.

RIBEIRO, Veridiana. Diretor de escola recolhe livros com palavrões de biblioteca em União da Vitória (PR). Folha de São Paulo. 18 de jun. 2009. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u583250.shtml Acesso em: 10 out. 2012.

SILVA, Bruna L. M. da. Programa Nacional Biblioteca da Escola - edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores. Belo Horizonte: UFMG, FE, 2009. Dissertação (Mestrado).

SILVEIRA, Rosa M. H. e BONIN, Iara T. A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 329-339, UFN UFMG. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva e crítica de uma política de formação de leitores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pnbe.pdf Acesso em: 11 jan. 2012a.

UFMG. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Banco de dados do CEALE. 2012b.

VIEIRA, William. Caçada ao racismo. Carta Capital. 21 set. 2012. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-ao-racismo-2. Acesso em 10 out. 2012.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons

Downloads

Não há dados estatísticos.