Resumo
O presente ensaio argumenta que todos os envolvidos no já célebre debate sobre o cânone literário estão equivocados. Tanto aqueles que defendem as chamadas grandes obras do Ocidente, quanto os que reivindicam a inclusão de novas vozes ou até mesmo a supressão dos escritores DWEM (Dead White European Males) desconsideram fatores de diversas ordens na situação social da literatura hoje. Ao invés de simplesmente apontar erros, o texto procura interpretar o debate do cânone como sintomático da crise da cultura na fase atual do capitalismo.Referências
ABRAMS, M. H. The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition. Oxford: O.U.P., 1971 [1953].
Althusser, Louis. Aparelhos Ideológicos do Estado. Tradução Walter André Evangelista e Maria Laura Viveiro de Castro. 3a ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985 [1970].
Althusser, Louis. Sur la réproduction. Paris: P. U.F., 1995.
Benjamin, Walter. A Origem do Drama Trágico Alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011 [1928].
Bloom, Allan. The Closing of the American Mind. Nova York: Simon & Schuster, 1987.
Bloom, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. New York: Oxford University Press, 1973; 2d ed., 1997.
Bloom. Wallace Stevens: The Poems of our Climate. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1977.
Bloom. The Western Canon: The Books and School of the Ages. New York: Harcourt Brace, 1994.
Debord, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 [1967].
Del Roio, Marcos. “Gramsci e a Emancipação do Subalterno”. Revista Sociologia e Política. Curitiba: nov 2007, p. 63-78.
Durão, Fabio Akcelrud. Modernism and Coherence: Four Chapters of a Negative Aesthetics. Bern/Frankfurt: Peter Lang, 2008.
Durão, Fabio Akcelrud. Modernismo e Coerência: Quatro Capítulos de uma Estética Negativa. São Paulo: Nankin Editorial, 2012.
Durão, Fabio Akcelrud. Teoria (literária) americana. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
Ellis, John M. Literature Lost Literature Lost: Social Agendas and the Corruption of the Humanities. New Haven, CT: Yale University Press, 1999.
Heller-Roazen, Daniel. Ecolalias. Tradução Fabio Akcelrud Durão. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011 [2008].
Horkheimer, Max; Adorno, T.W. Dialética do Esclarecimento. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985 [1947].
Leite, Pedro. “Pink Flamingos e a Gênese do Camp Cinematográfico”. In: Paz, Ravel; Durão, Fabio Akcelrud (Org.). A Indústria Radical: Leituras de cinema como arte-inquietação. São Paulo: Nankin Editorial, 2012.
Moraes, Reinaldo. Pornopopéia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011 [2008].
Ohmann, Richard. “The Shaping of a Canon”. In: Politics of Letters. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1987.
POE, Edgar Allan. “The Purloined Letter”. In: Edgar Allan Poe: Poetry and Tales. Nova York: Library of America, 1984 [1844].
Readings, Bill. The University in Ruins. Cambridge, MA: Harvard U.P., 1997.
Sontag, Susan. “Notes on camp”. In: Against Interpretation and Other Essays. Londres: Penguin, 2009 [1964].
The Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics. Princeton: Princeton U.P., 1993.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons