Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de leitura do texto literário no contexto do ensino de literatura, enfocando, particularmente, o modo de tratamento dos conceitos de história, mito e ficção por meio de exercícios de leitura de textos que têm como eixo norteador o mito português de D. Pedro e Inês de Castro. A partir dessa reflexão pretende-se extrair um dos sentidos possíveis de uma aula de literatura, qual seja, o de constituição de um sujeito leitor, capaz de estabelecer vínculos significativos com o seu passado e com sua herança cultural, por meio da tomada de consciência do protagonismo da língua e da linguagem nesse processo.Referências
ANTUNES, António Lobo. Memória de Elefante. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997.
BESSA-LUÍS, A. Adivinhas de Pedro e Inês. Lisboa: Guimarães & C. ª, Editores, 1983.
CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Canto III (118 a135). Obras Completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
CARDOSO, Norberto do Vale. Epístola de Judas aos Lusíadas: das Cartas aos romances de António Lobo Antunes. Revista Agulha. Fortaleza/São Paulo, nov. dez. 2008. http://www.revista.agulha.nom.br/ag66antunes.htm
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FERREIRA, António. Castro. Lisboa: Editora Ulisseia, 1998.
FRANCHETTI, Paulo. O cânone em língua portuguesa: algumas reflexões sobre o ensino de literatura brasileira e portuguesa no Brasil. Voz Luzíada. No. 18, São Paulo, 2002. pp. 71-78.
GOBBI, Márcia Valéria Zamboni. A ficcionalização da História: mito e paródia na narrativa portuguesa contemporânea. São Paulo: Unesp, 2011.
HELDER, Helberto. Teorema. In: MOISÉS, Massaud. (Org.). O conto português. São Paulo: Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1975.
LOPES, FERNÃO. Crônicas de El Rei D. Pedro. In: Crônicas. Rio de Janeiro: Agir, 1968.
OSAKABE, Haquira. A Pátria de Inês de Castro. IN: IANNONE, C. A.; GOBBI, M. V. Z.; JUNQUEIRA, P. S. (ORG.). Sobre as naus da iniciação: estudos portugueses de literatura e história. São Paulo: Ed. UNESP, 1991.
PATRÍCIO, António. Pedro, o Cru. Teatro Completo. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
RESENDE, Garcia de. Trovas à morte de D. Inês de Castro. In: Moisés, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Editora Cultrix, 1999.
VIEIRA, Afonso Lopes. Cancioneiro de Coimbra. Coimbra: França Amado, 1918. Disponível em: http://www.angelfire.com/pq/unica/il_alv_1918_cancioneiro_coimbra.htm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons