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O fim do cânone e nós com isso
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Palavras-chave

Ensino de literatura no Brasil. História dos cursos de letras no Brasil. O fim do cânone.

Como Citar

FISCHER, Luis Augusto. O fim do cânone e nós com isso. Remate de Males, Campinas, SP, v. 34, n. 2, p. 573–611, 2014. DOI: 10.20396/remate.v34i2.8635866. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635866. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

O artigo procura situar o problema de uma falência do cânone literário na história do Brasil, especialmente na história do ensino de literatura e dos cursos de Letras no Brasil: primeiro, oferecendo uma descrição crítica do processo; segundo, detectando o aspecto centrífugo de vários processos ocorridos nos tempos recentes, relativamente ao cânone; terceiro, descrevendo algumas decorrências do que podemos chamar de superespecialização nos estudos literários. Finalmente, evoca os grandes valores implicados na difusão da literatura e procura afirmar certas tarefas dos cursos de Letras, formadores dos futuros professores da escola, considerando-as segundo os problemas do presente, sempre tendo em vista, como horizonte geral, o ensino de literatura no Brasil.
https://doi.org/10.20396/remate.v34i2.8635866
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