Resumo
Quando os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino básico foram divulgados (1998, 2000 e 2002), a orientação metodológica no ensino de Língua Portuguesa (LP) teve uma guinada importante não só para o estudo do texto de um modo geral, mas também para o ensino de literatura. Os textos literários passaram a conviver com textos de outras esferas em um mesmo grau de importância. Sob a perspectiva do ensino de literatura, há uma série de problemas cuja origem pode estar em um emprego inadequado dessa orientação metodológica. Atualmente, no campo do ensino de literatura, há uma vertente crítica (FISCHER et al., 2012; BELINTANE, 2011; ZILBERMAN, 2009; PAULINO e COSSON, 2009; RANGEL, 2005) que constata um ensino ou ainda tradicional, por não privilegiar o texto literário, ou pendente para o desaparecimento completo devido a certas práticas institucionais – avaliações oficiais e livros didáticos onde a formação de um leitor literário vem sendo cada vez menos exigida e trabalhada. Há documentos oficiais que procuram dialogar com essa vertente - as Orientações Curriculares do Ensino Médio (2004 e 2006), o Guia de Livros Didáticos: PNLD 2013 (2012) e o documento Por uma política de formação de leitores (2006) são alguns exemplos. No entanto, esse diálogo parece ainda não ter ecoado em certas práticas institucionais. No momento atual, observa-se, em relação ao ensino de literatura, uma espécie de descompasso entre o que orientam alguns documentos oficiais e certos critérios de avaliação de determinadas instâncias oficiais. Neste artigo, busca-se compreender quais seriam os processos educacionais, sociais e culturais que sustentaram e sustentam essa desconformidade. Além disso, busca-se justificar o ensino de literatura de uma perspectiva psicanalítica.
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