Resumo
Este texto objetiva arrolar alguns pontos primordiais para uma reflexão sobre os problemas vivenciados em sala de aula por professores e alunos quanto à leitura e estudo de textos considerados clássicos da literatura escrita em língua portuguesa, especialmente textos escritos antes da modernidade das letras iniciada no século XVIII na Europa.Referências
GUERRERO, Gustavo. Poétique et poésie lyrique: essai sur la formation d´un genre. Trad. Anne-Joëlle Stéphan et l´auteur. Paris: Éditions du Seuil, 2000.
HANSEN, João Adolfo. “Autor”. In: Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Org. José Luís Jobim. Rio de Janeiro. Editora Imago, 1992.
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia, São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Vários Autores. Literatura portuguesa: história, memória e perspectivas, São Paulo: Ed. Alameda, 2007.
VERNEY, Luís António.Verdadeiro método de estudar: cartas sobre retórica e poética. (1746). Lisboa: Presença, 1991.
OSAKABE, Haquira. In: Voz lusíada, revista da Academia lusíada de ciências, letras e artes. O ensino de literatura portuguesa, n. 18, 2002.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Licença Creative Commons