Escrita da história: entre olhares, evidências e reflexões

  • Ana Carolina de Moura Delfim Maciel Universidade Estadual de Campinas
  • Cecilia Helena Lorenzini Salles Oliveira Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: História. Escrita da história.

Resumo

O presente dossiê propõe como eixo reflexivo repensar possibilidades de escrita da história e, consequentemente, problematizar formas, intenções narratividades e potenciais representativos, ressaltando assim a força evocativa do suporte visual, o posicionando como elemento constituinte da linguagem, extrapolando, portanto, uma função meramente ilustrativa, e redimensionando o poder da imagem como expressão em si.  Os artigos aqui reunidos inscrevem-se nesse horizonte e são resultantes de pesquisas inovadoras tanto nos temas quanto na forma, recolha e análise de fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, Universidade Estadual de Campinas
Bacharela em História (1994), mestra em Multimeios (2000) e doutora em História (2008) – todos os títulos obtidos na Unicamp –, fez pós-doutorado em história e cultura material no Museu Paulista da USP, tendo desenvolvido pesquisas no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Atualmente, além de pesquisadora no CMU, onde coordena o Laboratório de História Oral e Audiovisual, é também coordenadora da Cocen  - Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e presidenta da Associação Brasileira de História Oral (biênio 2016-2018). É documentarista, tendo dirigido diversos curtas e média metragens, além de autora do livro Yes, nós temos bananas (2011) e de capítulos de livros e artigos sobre historiografia e audiovisual, memória, biografia e cultura material.
Cecilia Helena Lorenzini Salles Oliveira, Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Professora titular do Museu Paulista da USP, atuando nos programas de Pós-Graduação em História Social e Museologia da mesma Universidade. Principais áreas de investigação: história política, história do Império, história dos museus de história, nexos entre história, memória, política e museus.

Referências

HOLANDA, Sérgio Buarque (Org.). Leopold Von Ranke: história. São Paulo: Ática, 1979.

COLLINGWOOD, R. G. The philosophy of History. Historical Association Leaflet, Londres, n. 70, 1930.

PROST, A. Doze lições sobre História. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas : Unicamp, 2007.

Publicado
2017-09-14
Como Citar
Maciel, A. C. de M. D., & Oliveira, C. H. L. S. (2017). Escrita da história: entre olhares, evidências e reflexões. Resgate: Revista Interdisciplinar De Cultura, 25(1), 5-6. https://doi.org/10.20396/resgate.v25i1.8650026