A arte, a arquitetura e o sagrado
PDF

Palavras-chave

Arte
Arquitetura
Sagrado

Como Citar

Abumanssur, E. S. (2000). A arte, a arquitetura e o sagrado. Ciencias Sociales Y Religión, 2(2), 177–190. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2165

Resumo

O belo só surge nas reflexões dos teólogos cristãos no bojo das discussões sobre a possibilidade e formas do conhecimento de Deus. A questão estética é vista a partir deste ângulo gnosiológico. O pensamento iconoclasta, que não reconhece no mundo sensível um caminho seguro em direção a Deus, encontrou na arte abstrata a sua mais acabada expressão. Porém, diante do problema do conhecimento de Deus, suas possibilidades e formas, a arquitetura não pode ser avaliada pelo mesmo registro das artes plásticas. Por não buscar representar a Deus da mesma maneira que uma escultura ou uma pintura, a arquitetura religiosa seguiu um caminho próprio, paralelo às querelas iconoclastas. As religiões pentecostais nas grandes metrópoles têm se utilizado de edifícios construídos para outros fins, teatros, oficinas, supermercados, garagens de automóveis. A novidade no uso desses edifícios está no entendimento de seu caráter provisório. Agora a provisoriedade é, ela mesma, parte do espaço sagrado. Essa arquitetura não chega a ser religiosa mas o uso religioso desses edifícios fala de um sagrado. Há uma convergência entre a maneira como a arte abstrata e o espaço sagrado são experimentados. Gerações futuras poderão entender o espírito religioso atual olhando para essas igrejas? O que poderão dizer a respeito?

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2165
PDF

Referências

AUGÉ, Marc, 1994. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus.

AUGÉ, Marc. 1997. Por uma antropologia dos mundos contemporâneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

BESANÇON, Alain, 1997. A Imagem Proibida: Uma História Intelectual da Iconoclastia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

CALVINO, Juan, 1986. Institución de la Religión Cristiana. Rijswijk (Países Bajos): Fundacion Editorial de Literatura Reformada.

ELIADE, Mircea, s/d. O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil.

GADAMER, Hans-Georg, 1998. The Relevance of The Beautiful and Other Essays. Cambridge: Cambridge University Press.

KANDINSKY, Wassily, 1996. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes.

KANT, Immanuel, 1974. Crítica do Juízo. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores, Vol. 25).

MARX, Murillo, 1989. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: Edusp.

NUNES, Benedito, 1989. Introdução à Filosofia da Arte . São Paulo: Ática.

WEBER, Max, 1982. “Rejeições Religiosas do Mundo e suas Direções”, in: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

ZEVI, Bruno, 1999. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2000 Edin Sued Abumanssur

Downloads

Não há dados estatísticos.