Resumen
A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.
Citas
BERGER, Peter. O dossel sagrado. São Paulo, Paulus, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 1987.
CAMPOS, Leonildo S. Teatro, templo e mercado: Organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis, Vozes, 1997.
DOLGHIE, Jacqueline Z. A Renascer em Cristo e o mercado de música gospel no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião), UMESP, São Bernardo do Campo, 2002.
FOFFU, Márcio. O homem que revolucionou a música evangélica no Brasil. CCM Magazine. São Paulo, ano 2, n.7, p. 24-29, out. 1999.
MADURO, Otto. Religião e luta de classes. Petrópolis, Vozes, 1983.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo, Loyola, 1999.
MONTEIRO, Simei de Barros. O cântico da vida: Análise de conceitos fundamentais expressos nos cânticos das igrejas evangélicas no Brasil. São Bernardo do Campo, ASTE/Ciências da Religião, 1991.
NEGRÃO, Lísias N. “Mercadolicismo – mercado na religião e religião no mercado”. Estudos de religião, São Bernardo do Campo, UMESP, ª14, n.18, p.55-65, junho de 2000.
RICHERS, Raimar. O que é marketing. Coleção primeiros passos, v.27, São Paulo, Brasiliense, 1994.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Jacqueline Ziroldo Dolghie