Resumen
Este artigo é dedicado à análise de dois importantes conceitos de Michel de Certeau – Tempo e Lugar. Eles formam um fio condutor de suas teses quanto ao processo do fazer historiográfico, que segundo De Certeau, é uma construção realizada por um sujeito – o historiador. Esta construção implica em muitas influências no decorrer de suas etapas, o que Certeau nos explica através de sua linguagem carregada de metáforas e com grande erudição. A importância das teses de Michel de Certeau para a historiografia tem sido amplamente destacada, e neste texto busca-se destacar suas implicações nos estudos de religião. De Certeau refutou a fragmentação do discurso religioso em diferentes metodologias e saberes e privilegiou a compreensão de seus princípios organizadores, mas inovou ao indicar a necessidade de se reconhecer a existência de uma perda existencial e epistêmica que seria inerente à tradução da experiência religiosa pela linguagem.
Citas
BUARQUE, Virgínia. A contribuição de Michel de Certeau à história das ideias religiosas. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano VI, n. 16, Maio 2013.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - 1. Artes de fazer. 21. ed. – Petrópolis, RJ : Editora Vozes Ltda, 2014.
CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. 4a. ed. Campinas, SP : Papirus, 1995.
JOSGRILBERG, Fábio B. Cotidiano e invensão: os espaços de Michel de Certeau. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
JOSGRILBERG, Fábio B. Michel de Certeau e mídia: táticas subvertendo lugares ou lugares organizando táticas. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, a. 23, n. 37, p.13-24, 1o. sem. 2002.
MASSARÃO, Leila M. Michel de Certeau e a Pós-Modernidade: ensaio sobre pós-modernidade, História e impacto acadêmico. Revista eletrônica História e-história, 2006.
OHARA, João R. M. O historiador como passeur: considerações sobre Michel de Certeau e o ofício do historiador. Caderno de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v.25, n.2, jul./dez. 2012.
ORELLANA, Rodrigo C. Michel de Certeau: história e ficção. Natal, RN : Princípios - Revista de Filosofia, v. 19, n. 31 Janeiro/Junho de 2012, p. 5-27.
PIRES, Tiago. A especificidade do religioso: para uma história religiosa. Anais do XI Simpósio Nacional da ABHR – UFG / Goiânia – 2009, 336 p.
QUADROS, Eduardo G. A vivência religiosa como objeto da historia das religiões: uma leitura de Michel de Certeau. Revista Impulso, UNIMEP, 15, 37, 2004, p.101-109.
SANTOS, Wagner Germiniano. MICHEL DE CERTEAU: um exercício de pensamento e a possibilidade de novas artes de pensar a historiografia. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História ANPUH – Natal - RN – 2013.
TEIXEIRA, Faustino. O lugar da teologia na(s) ciência(s) da religião. In: A(s) ciência(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica / Faustino Teixeira (organizador). São Paulo : Paulinas, 2001.
TERRIN, Aldo N. Introdução ao estudo comparado das religiões. São Paulo : Paulinas, 2003.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 Adriel Moreira Barbosa