Diretrizes curriculares nacionais do Ensino Religioso
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ciencia de la religión
Religión y escuela
Lineamientos nacionales

Cómo citar

Costa, M. O. da. (2015). Diretrizes curriculares nacionais do Ensino Religioso: uma proposta fundamentada na Ciência da Religião. Ciencias Sociales Y Religión, 17(23), 51–59. https://doi.org/10.22456/1982-2650.54884

Resumen

A única disciplina escolar que não tem um PCN oficial pelo MEC é o Ensino Religioso. Visando suprir essa lacuna é que apresentamos aqui nossa proposta de parâmetro curricular nacional de ER. Fundamentamos numa referência científico-acadêmica clara, a Ciência da Religião, que serve de referência para transposições didáticas ao ER. Apresentamos uma breve justificativa e apresentação, e em seguida apresentamos os parâmetros para o ER em forma de um quadro sistemático. Propomos que este seja uma matriz nacional para essa disciplina, podendo servir de modelo para um futuro PCN oficial, já que além de conteúdos, apresentamos também objeto de estudo, objetivo e metodologia para essa área.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.54884
PDF (Português (Brasil))

Citas

ÁVILA, Antonio. Para conhecer a psicologia da religião. Tradução Maria José Rosado Nunes e Thiago Ghambi. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

COSTA, Matheus Oliva da. A Busca por um Lugar do Ensino Religioso na Escola Pública Através da Interdisciplinaridade. REVISTA RELEGENS THRÉSKEIA, v. 2, 2013, pp. 12-32.

DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO: Letras Livres: EdUnB, 2010.

GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é a ciência da religião?. Tradução Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005.

GIUMBELLI, Emerson. A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares no ensino religioso. Revista de Antropologia. v. 53, n. 1, 2010, pp. 39-78.

HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ciência da Religião aplicada ao ensino religioso. Em PASSOS, João Décio e USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus, 2013, pp. 603-614.

PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo, SP: Paulinas, 2007.

PIRES, Flávia Ferreira. O que as crianças pequenas pensam sobre religião?. Em Religare - Revista de Ciências das Religiões, ano 2, n. 4, 2008, pp. 47-60.

SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

SOARES, Afonso M. L. Religião & educação; da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.

SOARES, Afonso M. L. Introdução à Parte V: Ciência da Religião Aplicada. Em PASSOS, João Décio e USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus, 2013, pp. 573-576.

USARSKI, Frank. Os Enganos sobre o Sagrado – Uma Síntese da Crítica ao Ramo "Clássico" da Fenomenologia da Religião e seus Conceitos-Chave. REVER, São Paulo, n. 4, 2004, pp. p. 73-95.

USARSKI, Frank. História da Ciência da Religião. Em PASSOS, João Décio e USARSKI, Frank (Orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus, 2013a, pp. 51-62.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Matheus Oliva da Costa

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.