Turismo religioso no Brasil e o caso da revitalização do Morro do Cruzeiro em Murici - AL
PDF

Palavras-chave

Morro do Cruzeiro
Murici - AL
Turismo religioso
Revitalização

Como Citar

Gomes, W. (2017). Turismo religioso no Brasil e o caso da revitalização do Morro do Cruzeiro em Murici - AL. Ciencias Sociales Y Religión, 19(27), 115–131. https://doi.org/10.20396/csr.v19i27.12500

Resumo

Aproveitando o fluxo crescente de turistas à procura do turismo religioso, o governo brasileiro tem investido em políticas descentralizadas de intervenção nos destinos. Seguindo as novas recomendações, norteadas pelo Plano Nacional de Turismo, o estado de Alagoas busca introduzir o Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo para a organização, revitalização e dinamização dos destinos situados nos interiores, explorando elementos histórico-culturais de seu povo para prolongar a estadia do turista e desobstruir a capital Maceió. Nesse sentido, localiza-se a cidade de Murici, interior do estado, que vê os primeiros passos para a revitalização do seu mais tradicional evento religioso: a subida do morro do Cruzeiro, na semana santa, atraindo uma multidão de fiéis. Este trabalho tem como propósito evidenciar parte do amplo contexto do turismo religioso no Brasil, bem como a proposta de transformação estrutural do morro do Cruzeiro, refletindo sobre suas implicações no seio da comunidade muriciense e identificando como o município se insere na recente orientação turística do estado.

https://doi.org/10.20396/csr.v19i27.12500
PDF

Referências

BRANDÃO, Moreno. Vade-mecuum do turista em Alagoas. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2013.

CORIOLANO, Luzia Neide M. T.; ALMEIDA, Humberto Marinho de. O turismo no Nordeste brasileiro: dos resorts aos núcleos de economia solidária. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, v. 11, n. 245 (57), ago. 2007.

ISSA, Yara Silvia Marques de Melo; DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Processos de turistificação: dinâmicas de inclusão e exclusão de Comunidades Locais In SEMINTUR: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 4., 2006, Resumos. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul: Mestrado em Turismo/UCS, 2006, p. 1-15.

SILVA, Alexandre Manoel Angelo da. (Org.). Economia de Maceió: diagnóstico e propostas para construção de uma nova realidade. Brasília: EDUFAL/IPEA, 2013.

SILVEIRA, Emerson J. Sena da. Turismo religioso no Brasil: uma perspectiva local e global. Turismo em Análise. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 33-51, maio 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Wanderson Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.