Música, corporalidade e recriação diaspórica no candomblé na Alemanha
PDF

Palavras-chave

Transnacionalização
Religiões Afro-brasileiras
Música
Dança

Como Citar

Bahia, J., & Vieira, C. M. (2018). Música, corporalidade e recriação diaspórica no candomblé na Alemanha. Ciencias Sociales Y Religión, 20(28), 82–98. https://doi.org/10.20396/csr.v20i28.12391

Resumo

Este artigo analisa como e porque o corpo e a dança desempenham papel central na transnacionalização do Candomblé entre afrodescendentes e, crescentemente, entre europeus na Alemanha. Examina como um artista afro-brasileiro e pai de santo em Berlim disseminou práticas religiosas e visões de mundo por meio da dança e da música afro-brasileira transnacional, tais como workshops de música e dança e outros eventos realizados na cidade. Isto é um exemplo de como uma religião afro-brasileira se tornou um elemento central, recriando uma ideia de “África” na Europa, que é parte de uma longa história de circulação de artistas negros e praticantes de Candomblé entre Alemanha, Brasil e Cuba, resultando na criação de relações artístico-religiosas transnacionais. Mostra como o corpo, através da música, da dança e da arte em geral, desempenha um papel importante no desenvolvimento de uma herança afro-cultural.

https://doi.org/10.20396/csr.v20i28.12391
PDF

Referências

AMARAL, R; SILVA, V.G. da. Foi conta para todo canto: as religiões afro-brasileiras nas letras do repertório musical popular brasileiro. Afro-Ásia, Salvador, n. 34, p. 189-235, 2006.

BAHIA, J. As religiões afro-brasileiras em terras alemãs e suíças. ICS Working Paper, University of Lisbon, p. 1-24, 2013.

BAHIA, J. De Miguel Couto a Berlim: a presença do Candomblé brasileiro em terras alemãs. In: PEREIRA, G. M. S., PEREIRA, J. de R. S. (Org.) Migração e globalização: um olhar interdisciplinar. Curitiba: Editora CRV, 2012.

BAHIA, J. Under the Berlin sky: Candomblé on German shores. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, v. 11, n. 2, p. 327-370, 2014.

BONILLA, S. M. ‘Fazendo, Olhando, Adaptando’. Ilé Obá Sileké: Candomblé brasileiro em Berlim. Curupira Förderverein Kultur- und Sozialanthropologie in Marburg, Workshop, 2011.

BRITO, C. A regulação da instanciação religiosa na capoeira angola globalizada: A relação entre o Grupo Irmãos Guerreiros e o Ilê Obá Silekê de Berlim, Alemanha. In: 30a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Comunicação. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2016, p. 01-20.

BUCHHOLZ, K.; R. LATOCHA; H. PECKMANN and K. WOLBERT (Org.). Die Lebensreform. Entwürfe zur Neugestaltung von Leben und Kunst um 1900. Darmstadt: Katalog zur Ausstellung im Institut Mathildenhöhe Darmstadt, 2001.

CAPONE, S. A Busca da África no Candomblé–Tradição e Poder no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

CAPONE, S. Os yorubás do novo mundo: religião, etnicidade e nacionalismo negro nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

CAPONE, S. Connexions diasporiques. Réseaux artistiques et construction d’un patrimoine culturel ‘afro’. In S. Capone and M. de Morais Ramos (Eds.). Les Carnets du Lahic, 11. Paris: Dossier “Afro-patrimoines Culture afro-brésilienne et dynamiquespatrimoniales”: 238–265, 2015.

CSORDAS, T. Transnational transcendence: essays on religion and globalization. Berkeley: University of California Press, 2009.

DECORET-AHIHA, A. Les danses exotiques en France: 1880-1940. Paris: Centre National de Danse, 2004.

DIAS, G. M. Expansão e choque: a IURD em Portugal. In: I. MACHADO (Org.). Um mar de identidades. A imigração brasileira em Portugal. São Paulo: EDUFSCAR, 2006. p. 299-312.

DOMÍNGUEZ, M. E; FRIGERIO, A. Entre a brasilidade e a afro-brasilidade: trabalhadores culturais em Buenos Aires. In FRIGERIO, A; RIBEIRO, G. L. Argentinos e brasileiros: encontros, imagens e estereótipos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

FATUNMBI, A. F. Oriki. Createspace Independent Publishing Platform, 2014.

FELDMAN, H. C. The Black Pacific: Cuban and Brazilian Echoes in the Afro-Peruvian Revival.

Ethnomusicology, University of Illinois Press on behalf of Society for Ethnomusicology, v. 49, n. 2, p.206-231, 2005.

GILROY, P. O Atlântico negro. São Paulo: Editora 34, 2001.

GOLDMAN, M. A construção ritual da pessoa: a possessão no Candomblé. In: MARCONDES DE MOURA, C.E. (Org.) Candomblé: desvendando identidades. São Paulo: EMW Editores, 1987.

GRUNER-DOMIC, S. Die Migration Kubanischer Arbeitskräfte in die DDR 1978- 1989. Berlin: Humboldt-Universität (Magisterarbeit), 1996.

HAGEDORN, K. From This One Song Alone, I Consider Him to be a Holy Man: Ecstatic Religion, Musical Affect, and the Global Consumer. Journal for the Scientific Study of Religion, v. 45, n. 4, nov. 2006, p. 489-496.

LE BRETON, D. Compreender a dor. Portugal: Estrela Polar, 2007. LIDOLA, M. Identitätskonstruktionen und Verortungen in transmigratorischen Räumen: “Ser Brasileira in Berlim”. Unveröffentlichte Magisterarbeit. Fachbereichs für Politik und Sozialwissenschaften, Institut für Ethnologie der Freien Universität Berlin, 2009.

LODY, R.; SILVA. V. G. da. Joãozinho da Goméia: o lúdico e o sagrado na exaltação do Candomblé. In: SILVA. V. G. da (Org.). Caminhos da alma. São Paulo: Summus, 2002. p.153-179.

MARCUS, George. Ethnography in/of the World System: the emergence of multi-sited ethnography. In: The Annual Review of Anthropology, v. 24, 1995, p. 95-117.

MARTES, A. C. B. Os imigrantes brasileiros e as igrejas em Massachusetts. In: SALES, T.; REIS, R. (Org.). Cenas do Brasil migrante. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.

MASQUELIER, A. From hostage to host: confessions of a spirit medium in Niger. In: Ethos,v.30, p.49-76, 2002.

MATORY, J. Black Atlantic Religion. Tradition, Transnationalism and Matriarchy in the Afro-Brazilian Candomblé. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2005.

MATORY, J. Jeje: Repensando Nações e Transnacionalismo. In: Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p.57-80, 1999.

MAUSS, M. As técnicas corporais in Antropologia e Sociologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MEYER, B.; DE WITTE, M. Heritage and the Sacred: Introduction. In: Material Religion, v. 9, n.3, p.274-280, 2013.

MOURA, R. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Coleção Biblioteca Carioca, 1995.

NASCIMENTO, A. De São Caetano a Caxias: um estudo de caso sobre a trajetória do Rei do Candomblé Joãozinho da Goméia. Monografia (Licenciatura Plena em História) - FFP/UERJ, São Gonçalo, 2002.

OLIVEIRA ASSIS, G. Os pequenos pontos de partida: as mobilidades contemporâneas rumo à Europa nesse início de séc. XXI. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social. Comunicação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013, p.01-12.

PARÉS, L. N. A formação do Candomblé. História e ritual na nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.

PORDEUS, I. Jr. Uma casa luso-afro-portuguesa com certeza: emigrações e metamorfoses da Umbanda em Portugal. São Paulo: Terceira Margem, 2000.

PRANDI, R. Segredos guardados. Orishas na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PRANDI, R. O Brasil com axé. Candomblé e Umbanda no mercado religioso. In: Estudos Avançados, São Paulo, v.18, n.52, p. 223-238, 2004.

RABELO, M. Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões metodológicas. In: Caderno SRH, Salvador, v.24, n.61, p. 15-28, 2011.

RODRIGUES, N. O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1935.

RODRÍGUEZ, M. Danzando lo múltiple. Acerca de cómo espejar a reapropriación religiosa y artística de una tradición de matriz africana. In: CITRO, S.; ASCHIERI, P. (Org.). Cuerpos en movimiento. Antropologia de y desde las danzas. Buenos Aires: Biblios, 2012. p.233-252.

ROSSBACH DE OLMOS, L. Santeria abroad: the short history of an Afro-Cuban religion in Germany by means of biographies of some of its priests”. In: Anthropos, n.104, p. 483-497, 2009.

ROUGET, G. La musique et la transe. Paris: Gallimard, 1980.

SALES, T. Brasileiros longe de casa. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

SOUZA, E. Monteiro de. Ekodidé. Relações de gênero no contexto dos afoxés de culto nagô no Recife. Dissertação de Mestrado (Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SPLIESGART, R. Brasilianische Religionen in Deutschland. In: KLÖCKER, M.; TWORUSCHKA, U. (Org.) Handbuch der Religionen: Kirchen und andere Glaubensgemeinschaften in Deutschland. vol. II. Munique: Ergänzungslieferung: 27, 2011.

VAN DE PORT, M. ’Don’t ask questions, just observe!’: Boundary politics in Bahian Candomblé”. In MEYER, B. (Org.). Aesthetic formations: Media, religion, and the senses in the making of communities. Basingstoke/New York: Palgrave Macmillan, 2009. p. 31-51.

VAN DE PORT, M. Candomble in Pink, Green and Black. Rescripting the Afro-Brazilian Religious Heritage in the Public Sphere of Salvador, Bahia. Social Anthropology, v. 13, n. 1, p.03-26, 2005.

VASSALO, S. Anarquismo, igualitarismo e libertação: a apropriação do jogo da Capoeira por praticantes parisienses. Comunicação. In: XXVIIo Encontro Anual da ANPOCS, GT Esporte, política e cultura. Caxambu, 2003.

VERGER, P. Orixás. Salvador, Editora Corrupio, 2002.

VIEIRA, C. M. Ninguém escapa do feitiço: música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia. Dissertação de Mestrado (História) – FFP/UERJ, São Gonçalo, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Joana Bahia, Caroline Moreira Vieira

Downloads

Não há dados estatísticos.