Corpus paganus
PDF

Palavras-chave

Neopaganismo
Canalização
Samhain
Corpo

Como Citar

Machado, R. S., & Bove, A. L. C. (2020). Corpus paganus: sensibilidades, percepções, habilidades e canalizações em um ritual neopagão . Ciencias Sociales Y Religión, 22(00), e020026. https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13406

Resumo

O trabalho tem por objetivo central analisar o fenômeno de canalização de divindades em um clã do neopaganismo celta no Brasil, situado Juiz de Fora (MG), enquanto fenômeno capaz de incitar discussões acerca da “realidade” de tais fenômenos. Nesse sentido os questionamentos centrais tangenciam as possibilidades analíticas de fenômenos desta natureza -sugeridas aqui por um recorte vinculado à antropologia fenomenológica - e as possíveis formas de análise sobre a expressão existencial das divindades, buscando se questionar sobre a possibilidade de tratar tais fenômenos como reais. A pesquisa foi realizada no primeiro fim de semana de novembro de 2018, complementada com conversas informais posteriores. Entre as conclusões, destacamos a constituição do contexto ritual como ambiente propício para o acontecimento do fenômeno, que se expressa em termos existenciais através de expressões corporais (sendo aqui o corpo um vetor existencial fenomênico), apresentando a realidade da divindade, ou seus modos de existência, pra citar o termo de Latour (2012), através do corpo no processo de canalização.

https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13406
PDF

Referências

BEZERRA, Karina Oliveira. Paganismo Contemporâneo no Brasil: a magia da realidade. Tese de Doutorado. Programa da Pós-Graduação em Ciências da Religião. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Espaço Social e Gênese das “Classes”. In: O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma Teoria da Prática – Procedido de Três Estudos sobre Etnologia Cabila. Oeiras: Celta, 2002.

CSORDAS, Thomas. A Corporeidade como um Paradigma para a Antropologia, en Corpo, Significado, Cura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

DONNARD, Ana. As Origens do Neo-Druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. Estudos da Religião, v.2, pp. 88-108, 2006.

HALLOWELL, A. Irving. Culture and Experience. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1974.

HARVEY, Graham. The Handbook of Contemporany Animism. New York: Routledge, 2014.

HOLBRAAD, Martin y PEDERSEN, Morten Axel. The Ontological Turn: an anthropological exposition. Cambridge University Press: London, 2017.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre ciência. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.), Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Edições Afrontamento, pp. 39-61, 2008.

Latour, Bruno. Enquête sur les modes d’existence. Une anthropologie des Modernes. Paris: La Découverte, 2012.

LOPES, Marina Silveira. Sob a Sombra do Carvalho: a espacialização do imaginário neodruídico na metrópole paulistana. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião), São Paulo, PUC, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OLIVEIRA, Rosalira dos Santos. Tecendo vínculos com a Terra – Paganismo contemporâneo: percepções, valores e visão de mundo. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 2004.

RABELO, Miriam. Religião, Ritual e Cura. In: ALVES, P.C.; MINAYO, M.C.S. Saúde e Doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994.

SILVA, Vagner Gonçalves da. O Antropólogo e sua Magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras. São Paulo: Edusp, 2000.

YORK, Michael. Pagan Theology. Paganism as a World Religion. New York: New York University Press, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Rafael Siqueira Machado, Adrielle Luchi Coutinho Bove

Downloads

Não há dados estatísticos.