O espírito santo e o "rei do fim do mundo”
PDF

Palavras-chave

Imagem
Messianismo
Corpo do rei
Milenarismo
Discurso político

Como Citar

Bonfim, E. (2020). O espírito santo e o "rei do fim do mundo” : transmissão de carisma e iconografia escatológica no governo Bolsonaro. Ciencias Sociales Y Religión, 22(00), e020025. https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13541

Resumo

A eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil teve o apoio, dentre outras alianças, de três lideranças religiosas de grande relevância para o Cristianismo brasileiro: o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, e o Monsenhor Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova (CN). Após a eleição, Bolsonaro fez demonstrações públicas de agradecimento aos religiosos, tendo comparecido a eventos na Assembleia de Deus e na Chácara Santa Cruz, sede da CN no Vale do Paraíba Paulista, e mais recentemente ao Templo de Salomão, da IURD. A visita à Canção Nova foi marcada por um ritual descrito pelos meios de comunicação como “oração”, mas que corresponde ao complexo ritual de “imposição de mãos”, que inclui, além de rezas, a transferência do Espírito Santo, entidade espiritual que faz parte do processo de constituição da pessoa carismática (Bonfim 2012). O objetivo do artigo é conjugar o aspecto ontológico e ritual da comunicação pneumática contemporânea da Canção Nova dentro das relações entre o religioso e o político, mobilizadas com a ascensão de um governo de direita no Brasil.

https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13541
PDF

Referências

ALMEIDA, Ronaldo. A Onda Quebrada: Evangélicos e Conservadorismo. Cadernos Pagu, v.50, e175001, 2017.

BONFIM, Evandro. Canção Nova: Circulação de dons, mensagens e pessoas espirituais em uma comunidade carismática. Rio de Janeiro: Tese de Doutorado em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, 2012.

CESARINO, Letícia. Identidade e representação no bolsonarismo. Corpo digital do rei, bivalência conservadorismo-neoliberalismo e pessoa fractal. Revista De Antropologia, v.62, n.3, pp. 530-557, 2019.

CHAUÍ, Marilena. Maluf ou o novo corpo do rei. Lua Nova, v.1 n.3, pp. 36-40, 1984.

COHN, Norman. En Pos del Milénio. Revolucionarios Milenaristas y Anarquistas Místicos de la Edad Media. Barral, Barcelona, 1972.

DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 2009 [1970].

HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble. Make kin in the Chthulucene. Londres, Duke University Press, 2016.

LACERDA, Marina Basso. O Novo Conservadorismo Brasileiro. Porto Alegre, Zouk, 2019.

NASCIMENTO, Gilberto. O Reino. A História de Edir Macedo e uma Radiografia da Igreja Universal. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

NEGRÃO, Lísias. Sobre os Messianismo e Milenarismos Brasileiros. In: PEREIRA, João Baptista Borges; SILVA, Renato da (Orgs.), Messianismo e Milenarismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, pp. 49-67, 2015.

SILVA, Emanuel Freitas da. A Mobilização do Voto Anti-Dilma nas Eleições de 2014. Analisando os Argumentos de uma Liderança da RCC. Esferas, v.7. n.12, pp. 33-44, 2018.

SOUZA, Tânia Clemente de. Mídia e ressonâncias discursivas de um mito Bakairi (Karib). Comunicação no XXXIII Enanpoll, Cuiabá, MT, 2018.

VELHO, Gilberto. A Vitória de Collor. In: Projeto e Metamorfose. Antropologia das Sociedades Complexas. Rio de Janeiro: Zahar, pp.71-76, 1999.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Evandro Bonfim

Downloads

Não há dados estatísticos.