Intercruzamento entre religiões de matriz africana e o graffiti
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Palavras-chave

Graffiti
Arte
Maria Padilha
Agencia
Religiões afro-brasileiras

Como Citar

Freitas, T. T. (2020). Intercruzamento entre religiões de matriz africana e o graffiti: a decisão da entidade no ato de pintar o terreiro de Mina Nagô Deus Esteja Contigo. Ciencias Sociales Y Religión, 22(00), e020012. https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13530

Resumo

Neste artigo trago o entrelaçamento do graffiti com as religiões de matriz africana a partir de uma experiência etnográfica. Tive acesso ao graffiti durante minha pesquisa de mestrado com e sobre um coletivo de mulheres e uma pessoa trans que grafitam na cidade de Belém do Pará – norte do Brasil. Junto ao coletivo, tornei-me grafiteira, participando do grupo desde então. No universo das religiões de matriz africana, tive uma experiência que entrelaçou os dois universos. Fui convidada pelo zelador de santo para pintar uma das paredes do terreiro. Realizei e apresentei o esboço, no qual o sacerdote confirmou a pintura. Após algumas semanas, soube que a pintura foi cancelada por uma das principais entidades da casa, Maria Padilha. Portanto, a publicização da imagem foi interrompida neste diálogo. Finalmente, a arte foi realizada na casa de uma filha de santo. O episódio nos faz pensar sobre distintas sensibilidades e formas de ser visível e invisível.

https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.13530
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