Tempo e antropologia do cristianismo
XX Jornadas de Alternativas Religiosas en América Latina - Dossier:  Antropología(s) del Cristianismo en América Latina (coord. Marcelo Camurça y Gustavo Ludueña)
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Palavras-chave

Temporalidade
Pentecostalismo
Profecia
Brasil
Antropologia do cristianismo

Como Citar

Mauricio Junior, C. (2022). Tempo e antropologia do cristianismo: temporalidade profética e a presença pública do pentecostalismo no Brasil contemporâneo. Ciencias Sociales Y Religión, 24(00), e022014. https://doi.org/10.20396/csr.v24i00.8671088

Resumo

Este artigo aborda, a partir da Antropologia do Cristianismo, como a relação dos pentecostais com o tempo pode inspirar sua forma de presença na esfera pública brasileira. Através do processo de conversão, os fiéis apreendem modos específicos de estruturar o tempo, dentre eles, a temporalidade profética, foco deste artigo. Esse enquadramento temporal gera sensibilidades disciplinadas que excedem a vida dos fiéis, estimulando o modo de incidência pública do pentecostalismo como instituição. Para dar conta do que quero mostrar, trarei dados referentes a dois eventos liderados por Silas Malafaia, um dos principais líderes evangélicos do Brasil. Irei me deter principalmente no Ato Profético em favor do Brasil, acontecido em 2016 no contexto do afastamento da presidente Dilma Rousseff, e no culto em que Malafaia recebe em sua igreja o então recém-eleito presidente, Jair Bolsonaro. O contexto das profecias declaradas por Malafaia em ambos os eventos será o principal alvo do estudo.

https://doi.org/10.20396/csr.v24i00.8671088
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