A ECOS dedica-se integralmente à adoção das melhores práticas no que tange à conduta ética associada à editoração científica de periódicos, pautando-se pelo código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A responsabilidade dos editores abrange diversas áreas essenciais:
- Assegurar a estrita conformidade com as normas éticas e editoriais do periódico em todos os trabalhos publicados.
- Zelar pelo anonimato tanto dos autores quanto dos avaliadores durante o processo de avaliação dos artigos.
- Garantir que os trabalhos publicados estejam em plena consonância com os critérios de escopo e originalidade do periódico.
- Responder prontamente a dúvidas apresentadas pelos envolvidos no processo editorial.
- Atender às solicitações relacionadas ao processo editorial, assegurando a integridade daqueles que possam se sentir impactados pela situação apontada.
Adicionalmente, o periódico utiliza o software Turnitin para identificar citações incorretas e potenciais casos de plágio. Esse instrumento analisa a originalidade do manuscrito ao comparar seu conteúdo com as informações disponíveis na base de dados do programa e na internet. Caso haja suspeita de práticas inadequadas, como plágio, auto-plágio ou omissão de fontes, será iniciado um processo de identificação e resolução para garantir a integridade e ética na publicação científica.