Processo de avaliação por pares
Os artigos que passam a apreciação preliminar serão encaminhados a um Editor Responsável que dará continuidade a um processo de revisão por pares (Peer Review) dupla cega, da seguinte forma: o manuscrito será encaminhado a pelo menos dois pareceristas anônimos pertencentes a instituições distintas daquelas a que são afiliados os autores, inclusive instituições internacionais; os nomes e instituições dos autores não serão revelados aos revisores, nem vice- versa.
Pareceres contraditórios podem ser dirimidos pelo Editor Responsável ou suscitar novas consultas a novos pareceristas.
Nos casos em que os pareceristas solicitem modificações, a editoria do periódico intermedeia o diálogo entre estes e os autores.
Em todos os casos, os autores recebem os pareceres dos revisores.
A ECOS utiliza o formulário de Conformidade sobre Ciência Aberta e dentro deste âmbito adota a publicação no artigo final do nome ou nomes dos editores responsáveis pela avaliação.
O periódico publica anualmente nome e afiliação institucional de seu corpo de pareceristas.
Compete aos pareceristas
Responsabilizar-se pelo processo de revisão, garantindo que os princípios da ética e das boas práticas de pesquisa e editoriais são adotadas no processo de avaliação;
Preservar a confidencialidade do conteúdo referente às avaliações sob sua responsabilidade durante e após o processo de revisão;
Realizar com celeridade as tarefas editoriais com as quais se comprometeram;
>Informar ao editor responsável pelo manuscrito quaisquer irregularidades, suspeita de más práticas e/ou eventuais conflitos de interesses dos autores.
Informar ao editor responsável pelo manuscrito caso haja ou possa haver conflito de interesses por parte do revisor na avaliação do manuscrito ou circunstância impedindo uma revisão imparcial do manuscrito.