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Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21
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Educação superior
Desigualdade
Políticas públicas
Austeridade

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OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; POCHMANN, Marcio; ROSSI, Pedro. Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 31, n. 2, p. 417–437, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8670773. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95.

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