Resumo
Crianças e adolescentes geralmente migram acompanhando familiares e dificilmente possuem voz ativa nesse processo. Tendo em vista essa conjuntura, o estudo procurou compreender como crianças e adolescentes haitianos constituem narrativas sobre sua experiência de migração e como estas narrativas deflagram aspectos das inserções sócio escolares de migrantes haitianos/as em Porto Alegre. Foi realizado um estudo de caso, focado nas narrativas sobre o processo migratório e experiência local. Nas narrativas, a cultura haitiana e a marcação racial se articulam a possibilidades de vínculo e vivências de exclusão, indicando a necessidade de estratégias institucionais de cuidado.
Referências
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BARBOSA, M. C. S.. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1059–1083, out. 2007.
BEZERRA, C. B., MARTINS-BORGES, L., CUNHA, M. P. Filhos das fronteiras: revisão de literatura sobre imigração involuntária, infância e saúde mental. Rev. CES Psicología, 12(2), 26-40, 2019.
BRAUN, V., CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101, 2006.
CALQUÍN, C., GALAZ, C., MAGAÑA, I. Intervención y familias migrantes: análisis crítico de la «vulnerabilidad» desde los/las profesionales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(2), 21, 2022.
CAVALCANTI, L., OLIVEIRA, T., MACEDO, M. Imigração e Refúgio no Brasil - Relatório Anual 2019. Série Migrações, 2019.
DOS SANTOS, M. S. F., COTINGUIBA, M. L. P. Lekòl La: as crianças haitianas e a inserção escolar na rede pública em Porto Velho-RO. Revista Presença Geográfica, 6(1), 100-111, 2019.
CEBOLLA-BOADO, H.; GONZÁLEZ FERRER, A; NUHOḠLU SOYSAL, Y. It is all about “Hope”: Evidence on the immigrant optimism paradox. Ethnic and racial studies, v. 44, n. 2, p. 252-271, 2021.
COLE, Mike. ‘Brutal and stinking’ and ‘difficult to handle’: the historical and contemporary manifestations of racialisation, institutional racism, and schooling in Britain. Race Ethnicity and Education, v. 7, n. 1, p. 35-56, March 2004.
FAUSTINO, Daivison; OLIVEIRA, Leila Maria de. Xeno-racismo ou xenofobia racializada? Problematizando a hospitalidade seletiva aos estrangeiros no Brasil. REMHU, v.29, n.63, p. 193-210.
FAZEL, M. A moment of change: Facilitating refugee children's mental health in UK schools. International Journal of Educational Development, 41, 255-261, 2015.
FEKETE, Liz. The Emergence of Xeno-Racism. Race & Class, v. 43, n. 2, p. 23- 40, 2001. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/ abs/10.1177/0306396801432003.
HERNÁNDEZ-ROSETE, D. MAYA, O. Discriminación lingüística y contracultura escolar indígena en la Ciudad de México. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14 (2), p. 1161-1176, 2016.
ICHOU, M; ZANTEN, A. France: The increasing recognition of migration and ethnicity as a source of educational inequalities. In: The Palgrave handbook of race and ethnic inequalities in education. Palgrave Macmillan, Cham, p. 509-556, 2019.
JOSEPH, H. Diáspora, refugiado, migrante: perspectiva etnográfica em mobilidade e transfronteiriça. Sociedade e Cultura, 20(2), 173-192, 2017.
JUNG, E., ZHANG, Y. Parental involvement, children's aspirations, and achievement in new immigrant families. The Journal of Educational Research, 109(4), 333-350, 2016.
KOHATSU, L. N., SAITO, G. K. Xenofobia na escola pública: A perspectiva dos estudantes do Ensino Médio. Psicoperspectivas, 21(1), 137-148, 2022.
MAEHLER, D. B., DAIKELER, J., RAMOS, H., HUSSON, C., NGUYEN, T. A. The cultural identity of first-generation immigrant children and youth: Insights from a meta-analysis. Self andIdentity, 1-26, 2020.
MÉNDEZ, E. G. Infância e cidadania na América Latina. São Paulo: Hucitec; Instituto Ayrton Senna, 1998.
NEPO/UNICAMP. Imigrantes internacionais registrados. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/observatorio/bancointerativo/numeros-imigracao-internacional/sincre-sismigra/>. Acesso em: 10 de junho de 2022.
OLIVEIRA, L. M. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo [Tese de Doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2019.
PIZZINATO, A.; ALMEIDA-SEGUNDO, D. ROCHA, K. Perceived Community Support Questionnaire: evidence of factorial validity and internal consistency for the Brazilian context. Cadernos de Saúde Pública, 37(2), 2021.
SILVA-FERREIRA, A. V., MARTINS-BORGES, L., WILLECKE, T. G. Internacionalização do ensino superior e os impactos da imigração na saúde mental de estudantes internacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24, 594-614, 2019.
STAKE, R. Multiple Case Study Analysis: Research methods. NY: Guilford Press, 2006.
TELMO-ROMANO, A. Q. PIZZINATO, A. Migração de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe. Trabajo Social, 21(2), 196–213, 2019.
TRIVENTI, M.; VLACH, E.; PINI, E. Understanding why immigrant children underperform: evidence from Italian compulsory education. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 48, n. 10, p. 2324-2346, 2022.
TUMMALA-NARRA, P., SATHASIVAM-RUECKERT, N. The experience of ethnic and racial group membership among immigrant-origin adolescents. Journal of Adolescent Research, 31(3), 299-342, 2016.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Ideias