Banner Portal
Entre Araxá e Belo Horizonte
PDF

Palavras-chave

Revista Educando
História da Educação.
Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais
APPMG
Intelectuais mediadoras
História da educação

Como Citar

ALVES, Lucas José Magalhães; NOGUEIRA, Vera Lúcia. Entre Araxá e Belo Horizonte: itinerários intelectuais de Letícia Campos e Leonilda Montandon (1929-1944). Ideias, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.20396/ideias.v15i00.8673943. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8673943. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as trajetórias de Leonilda Montandon e Letícia Chaves, em Minas Gerais, entre 1929 e 1944. Com abordagem teórica do campo da História dos Intelectuais em diálogo com a História da Educação, analisam-se dados obtidos, principalmente, por meio da prosopografia ou biografia coletiva. Como resultados, nota-se que ambas pertenciam a uma mesma geração intelectual, compartilhando projetos, espaços e redes de sociabilidades entorno do campo da Educação. Atuaram na difusão do Método da Escola Ativa e na formação de professoras, por meio da Associação dos Professores Primários de Minas Gerais e da imprensa periódica, o que permite compreendê-las como intelectuais mediadoras.

https://doi.org/10.20396/ideias.v15i00.8673943
PDF

Referências

AZEVEDO, L. P. M. C. Travessias Brasil - Europa: o Instituto Jean Jacques Rousseau e as redes de intelectuais (1912-1934). 2023. 322f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2023.

ALVES, C. Contribuições de Jean-François Sirinelli à História dos Intelectuais da Educação. Educação e filosofia, v. 33, n. 67, p. 27-55, 2019.

BESCHIZA, R. M. F. Revista Educando: uma estratégia de formação da Associação dos (das) Professores (as) primários de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, 2022.

BOMENY, H. Os intelectuais da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CALDEIRA, A. P. S. Ramiz Galvão e o projeto de uma biblioteca nacional. In: GOMES, A. C.; HANSEN, P. S. (org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 177-215.

CECCHETTI, E.; SANTOS, A. V. O Ensino Religioso na escola brasileira: alianças e disputas históricas. Acta Scientiarum, v. 38, n. 2, p. 131, 11 maio 2016.

CURY, C. R. J. Um olhar sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932. In: XAVIER, M. C. (org.). Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004, p. 113-130.

GOMES, A. M. C.; HANSEN, Patrícia Santos (org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

KARAWEJCZYK, M. As filhas de Eva querem votar. 2013. 398 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, 2013.

KULESZA, W. A. A Escola de Aperfeiçoamento em Belo Horizonte. 1 ed. Belo Horizonte: Appris, 2019.

MAGALHÃES ALVES, L. J. Mulheres intelectuais na mentoria e editoria da “Revista Educando” em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado), Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana, Belo Horizonte, 2023.

MORAIS, R. M. F. Gestando uma “profissão relativamente nova”: a educação física na Escola de Aperfeiçoamento (BH, 1927-1945). 2015. 140 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, 2015.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. 1 ed. Rio de Janeiro: Edusp, 2001.

NOGUEIRA, V. L. Instrução e educação do trabalhador no ideário educativo modernizador do Estado de Minas Gerais (189. In: NOGUEIRA, V. L. et al (org.). Instrução e educação do trabalhador no ideário educativo modernizador do Estado de Minas Gerais (1892-1920). 1ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 151-179. (Estudos Históricos).

PEIXOTO, A. M. C. Educação e Estado Novo em Minas Gerais. 1 ed. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

PRATES, M. H. A Escola de Aperfeiçoamento: teoria e prática na formação de professores. In: FARIA FILHO, L. M.:PEIXOTO, A. M. C. (org.). Lições de Minas: 70 anos da secretaria de educação. 1 ed. Belo Horizonte: Governo de MG, 2000, p. 66-78. (Lições de Minas).

REVEL, J. Os usos da civilidade. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. (Org.). História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 169-210.

SILVA, G. J. Universidade do Ar: Jonathas Serrano e a formação dos professores de História Pátria pelas ondas do rádio. In: GOMES, A. C.; HANSEN, P. S. (org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 289-330.

SIRINELLI, J. F. Os intelectuais. In: RÉMOND, René (org.). Por uma História Política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 231-270.

STONE, L. Prosopografia. Rev. Sociol. Polít., v. 39, n. 19, p. 115-137, 2011.

ORLANDO, E. A. Uma leitura católica do Movimento Escolanovista. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 15, p. 45-56, 2006.

VAZ, A. C. Política, trabalho e intolerância: ensino primário e as práticas educativas em MG. 2012. 249 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, 2012.

REVISTA EDUCANDO. Belo Horizonte: APPMG, n. 3, maio 1940.

A ATIVIDADE de um grupo escolar de Minas através de um depoimento sincero. Minas Gerais. Belo Horizonte, 22 jun. 1931. Pelo Ensino, p. 8.

APPMG (Belo Horizonte) (org.). Estatuto da APPMG. Belo Horizonte: [s.n.], 1938.

APPMG. Atas de reuniões da Associação de Professores Primários de Minas Gerais. Belo Horizonte: [s.n.], 1931-1945.

ASSOCIAÇÃO dos Professores Primários de Minas Gerais. Minas Gerais. Belo Horizonte, 10 out. 1937a. Pelo Ensino, p. 18.

ASSOCIAÇÃO dos Professores Primários de Minas Gerais. Minas Gerais. Belo Horizonte, 22 out. 1937b. Pelo Ensino, p. 11.

CAMPOS, L. C. Methodologia Geográfica. Revista do Ensino, Belo Horizonte, v. 50-52, p. 36-37, out. nov. dez. 1930.

CHAVES, L. Socialização. A Voz da Escola. Belo Horizonte, v.1, n.p., 8 dez. 1929.

CHAVES, L. Uma página de saudade. In: CARVALHO, H. (org.). Álbum de Araxá. São Paulo: Typographia Gutemberg, 1928.

CULTURA pedagógica com espírito de brasilidade. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro, p. 6. 27 jun. 1939.

ECOS do Primeiro Congresso Feminino Mineiro. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, p. 3. 10 jun. 1931.

ENCONTRA-SE no Rio um grupo de educadoras mineiras. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, p. 1. 27 jun. 1939.

ENSINANDO a lêr e evitando catastrophes. O Globo. Rio de Janeiro, n.p., 28 jun. 1938.

LUTO. Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 11-12. 31 out. 1944.

MONTANDON, L. S. Vamos conhecer MG: estudos sociais. 123 ed. Rio de Janeiro: Fename, 1976.

PROFESSORAS de Minas excursionam à Gruta de Maquiné. O Diário. Belo Horizonte, p. 1. 7 maio 1941.

PROFESSORAS Mineiras em visita à Noite e à Soc. Rádio Nacional. A Noite. Rio de Janeiro, p. 4. 26 jun. 1938.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Ideias

Downloads

Não há dados estatísticos.