Banner Portal
O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí
PDF

Palavras-chave

Paisagem cultural. Patrimônio industrial. Acervo arquitetônico rural. Memória cultural. Fábrica de laticínios.

Como Citar

Costa, A. A. de A. (2010). O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí. Labor E Engenho, 4(4), 78–92. https://doi.org/10.20396/lobore.v4i4.121

Resumo

Este texto que se intitula “O processo de preservação da Fábrica de Lacticínios das Fazendas Nacionais em Campinas do Piauí” pretende abordar a questão da preservação do patrimônio industrial e rural piauiense, apresentado conteúdo de forma original e inédita, em nível nacional e internacional. Os dados expostos e as análises realizadas são referentes a um importante estabelecimento industrial, localizado em área rural do interior do Estado do Piauí, que fazia parte do patrimônio das Fazendas Nacionais, e que foi inaugurado em 1897. O trabalho se contextualiza no âmbito das discussões sobre importantes questões nas áreas de Patrimônio Industrial e Arquitetura Rural. O Estado do Piauí tem em sua formação histórica e social uma forte relação com a cultura rural, ligada ao ciclo do couro quedesenvolveu a criação de núcleos urbanos oriundos de antigas fazendas de criação de gado que ocuparam inicialmente grande parte das terras piauienses. A Fábrica de Lacticínios é um exemplar da relação entre o patrimônio rural e o patrimônio industrial no Estado do Piauí, e passa por um complexoprocesso para a sua preservação, conforme será analisado neste texto, que abordará questões pertinentes à relação intrínseca entre “Patrimônio e Desenvolvimento Regional”, buscando contribuir para com o tema principal da Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional, que permitiu aprofundar temáticas relacionadas com “Paisagens da Produção: Indústria, Cultura e Natureza”.

https://doi.org/10.20396/lobore.v4i4.121
PDF

Referências

AFONSO, Alcilia; Arquitetura em Teresina: 150 anos. Da origem à contemporaneidade. Teresina: Gráfica Halley, 2002.

AFONSO, Alcilia; MORAES, Michele de. Arquitetura Piauiense. Teresina: Edufpi, 2009.

AFONSO, A. A revitalização do Centro de Teresina. Revista Scientia et Spes, Teresina, Instituto Camilo Filho, ano 1, n. 2, p. 35-47, 2002.

BARRETO, Paulo T. O Piauí e sua arquitetura. In: Arquitetura Civil. São Paulo: FAUUSP, 1975.

FUNDAÇÃO CEPRO. Perfil dos Municípios. Teresina, 1992.

IPHAN, Superintendência do Piaui. Estabelecimentos das Fazendas Nacionais do Piauí. Dossiê de Tombamento, volume 1. Teresina, abr., 2008.

MENDES, Felipe. Economia e desenvolvimento no Piauí. Teresina: Fundação Monsenhor Chaves, 2003.

PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SAMPAIO, Antônio José de. A General Description of the Stade of Piauhy. Rio de Janeiro: s/e., 1905.

SAMPAIO, Antônio José de. Descrição Geral do Estado do Piauí. Teresina: Imprensa Oficial, 1963. Tradução de Maria Cacilda Ribeiro Gonçalves.

SERRA, Geraldo Pesquisa. Guia prático para o trabalho de pesquisadores em pós-graduação. In: Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: EDUSP, 2006.

SILVA FILHO, Olavo Pereira da. Carnaúba, pedra e barro na Capitania de São José do Piauhy. Belo Horizonte: Ed. do autor, 2007.

A Labor e Engenho utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.