Tipologias arquitetônicas das queijarias artesanais no semi-árido alagoano

  • Ariadne Aguiar Vitório Mendonça Instituto Federal de Alagoas
  • Alexandre Márcio Toledo Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Tipologia arquitetônica, Queijarias artesanais, Arquitetura rural, Queijo de coalho, Queijo de manteiga

Resumo

Neste trabalho apresentam-se as tipologias arquitetônicas das queijarias artesanais do semi-árido alagoano, relacionando e verificando as transformações na estrutura física principalmente com as exigências as normas que tratam da higiene e segurança alimentar sobre os produtos lácteos. O objetivo é identificar às categorias tipológicas das queijarias de queijo de coalho e de queijo de manteiga, verificando o atendimento as regulamentações. A caracterização da arquitetura rural pode ser melhor compreendida pela conexão entre o ambiente construído, a atividade produtiva e a cultura, no esforço de identificarem-se as especificidades construtivas ao nível local. Este trabalho teve como base teórica, a determinada por Argollo de co-evolução. As tipologias arquitetônicas das queijarias foram classificadas em três grupos, o tradicional (Fabriqueta), intermediário (Fabriqueta ou Laticínio) e industrial (Laticínio), baseado em critérios relativos ao processo produtivo e ao espaço físico, com respeito à parte interna e externa da propriedade, composição e organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Aguiar Vitório Mendonça, Instituto Federal de Alagoas
Professora do IFAL-Campus Satuba [AL], Brasil. Arquiteta e Urbanista. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Maceió [AL], Brasil.
Alexandre Márcio Toledo, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteto e Urbanista. Doutor em Engenharia Civil pela UFSC. Professor Adjunto da UFAL. Atua no Programa de Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado (DEHA/UFAL). Maceió [AL], Brasil.

Referências

ARGOLLO FERRÃO, André Munhoz de. Arquitetura do Café. Campinas [SP]: Editora da Unicamp; São Paulo [SP]: IMESP, 2004.

CRUZ, Cícero Ferraz. Fazendas do Sul de Minas Gerais: arquitetura rural nos séculos XVIII e XLX. Dissertação (mestrado), USP, Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos [SP], 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa de Residência no Brasil. In: Arquitetura Civil II. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. USP, 1975.

LEMOS, Carlos A. C. Cozinhas, Etc.: um estudo sobre as zonas de serviço da Casa Paulista . São Paulo [SP]: Ed. Perspectiva, 1976.

Publicado
2011-12-21
Como Citar
Mendonça, A. A. V., & Toledo, A. M. (2011). Tipologias arquitetônicas das queijarias artesanais no semi-árido alagoano. Labor E Engenho, 5(4), 34-49. https://doi.org/10.20396/lobore.v5i4.8634447
Seção
Artigos