Banner Portal
O vocabulário Kaingáng de Ambrosetti (1894) e as relações lingüísticas e históricas da Aldeia de Ingacorá (RS) com Misiones (Arg.)
PDF

Palavras-chave

Makro-Jê. Língua kaignáng. Dialetos. Missões. Ambrosetti.

Como Citar

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha; FERNANDES, Daniela Sampaio Bonafé. O vocabulário Kaingáng de Ambrosetti (1894) e as relações lingüísticas e históricas da Aldeia de Ingacorá (RS) com Misiones (Arg.). LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 83–89, 2012. DOI: 10.20396/liames.v4i1.1426. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/1426. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em 1892 e 1894 o pesquisador argentino Juan Bautista Ambrosetti visitou e realizou pesquisa junto à então única comunidade Kaingang vivendo fora do Brasil, nas proximidades de San Pedro (Misiones). Entre os resultados que publicou inclui-se um valioso vocabulário, seja por seu ineditismo, seja por ser um dos únicos documentos desse tipo conhecidos sobre os Kaingang de Misiones, seja, ainda, por sua extensão. No Brasil o trabalho de Ambrosetti só começou a ser conhecido e efetivamente citado quase 100 anos depois de sua publicação, mas continua sendo documento de difícil acesso. Esse texto traz informação do trabalho em andamento para dar ao vocabulário de Ambrosetti uma divulgação ampla e, ao mesmo tempo, de como esse vocabulário foi empregado em pesquisa (com apoio da FAPESP), para identificar relações históricas, através da filiação lingüística, entre a comunidade Kaingang de Inhacorá (RS) e as comunidades Kaingang que existiram na Argentina.
https://doi.org/10.20396/liames.v4i1.1426
PDF

Referências

AMBROSETTI, Juan B. (1894). Los índios Kaingángues de San Pedro (Misiones). Revista del Jardin Zoológico de Buenos Aires. Buenos Aires, v.2, n.10-12, p.305-387.

BORBA, Telêmaco A.M. (1908). Actualidade indígena. Curitiba: Impressora Paranaense.

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. (1994). Os Kaingáng (“Tupi”) de Misiones: como montar um

quebra-cabeças histórico. In XII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. Campinas, Unicamp, ANPUH – Assoc. Nacional de História, 5 a 7 setembro 1994

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha. (1997). História dos Kaingáng de Misiones (Argentina) e suas relações com o Brasil. In V ENCONTRO DE CIENTISTAS SOCIAIS. Chapecó (SC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), 20 a 23 maio 1997.

SAINT-HILAIRE, Auguste de (1978). Viagem a Curitiba e Santa Catarina. Trad. Regina R. Junqueira. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia / Edusp. 1a ed. francesa: 1851.

WIESEMANN, Ursula (1967). Introdução na língua Kaingáng. Rio de Janeiro: Summer Institute of Linguistics, mimeo.

A LIAMES: Línguas Indígenas Americanas utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Os artigos e demais trabalhos publicados na LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, publicação de acesso aberto, passa a seguir os princípios da licença do Creative Commons. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data desta publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.