Banner Portal
A Morfologia do Verbo em Yaathe
PDF

Palavras-chave

Língua yaathe. Morfologia. Verbo. Tipologia.

Como Citar

COSTA, Januacele Francisca da. A Morfologia do Verbo em Yaathe. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 149–161, 2012. DOI: 10.20396/liames.v4i1.1432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/1432. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Em Yaathe, qualquer raiz – substantivo ou adjetivo – pode servir de base para compor um verbo, por afixar-se-lhe um morfema (que pode ser de uma categoria própria do verbo, ou por derivação). As categorias pelas quais os verbos podem ser especificados incluem tempo, aspecto, modo, voz, polaridade, intensidade. Apesar de a língua agregar muitos sufixos à raiz, não consideramos Yaathe uma língua aglutinante porque, de modo geral, não há fronteira clara entre morfemas, e diferentes categorias podem ser fundidas para constituir um morfema que não pode ser segmentado. Em termos da dimensão síntese-análise, a língua não se situa em nenhuma das extremidades da escala. Em termos da dimensão aglutinação-fusão, a língua apresenta alguma segmentabilidade de morfemas, mas esses têm, na maior parte, formas variantes produzidas por processos morfofonológicos.
https://doi.org/10.20396/liames.v4i1.1432
PDF

Referências

COSTA, J.F. (1999). Yaathe, a última língua nativa no Nordeste do Brasil. Aspectos morfo-fonológicos e morfo-sintáticos. Tese de doutorado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.

COMRIE, B. (1998). Language universals and linguistic typology. Chicago: The University of Chicago Press.

A LIAMES: Línguas Indígenas Americanas utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Os artigos e demais trabalhos publicados na LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, publicação de acesso aberto, passa a seguir os princípios da licença do Creative Commons. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data desta publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.