Nobre, Domingos. Todo índio na Escola. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Pp. 710. ISBN 978 85 99944 34 9.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/liames.v17i1.8648204

Palavras-chave:

Índios na escola. Infâncias indígenas. Escolarização. Professores indígenas. Infância guarani.

Resumo

Compreender melhor os processos de escolarização e a infância indígena tem sido o objetivo de muitos pesquisadores ao longo das últimas décadas. Em um período de dez anos, entre 1999 e 2009, foram realizados diversos estudos na área, resultando em mais de 100 trabalhos, os quais se encontram reunidos no livro Todo Índio na Escola. Ao realizar uma análise de diferentes produções, entre artigos, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, Domingos Nobre permite ao leitor formular uma visão geral das questões que perpassam a educação escolar indígena e a infância indígena. O autor dialoga com todos esses textos, com o objetivo de proporcionar ao leitor conhece-los através de breves resenhas. Com isso, abre-se caminhos para novos estudos. O livro encontra-se dividido em seis capítulos, sendo parte deles destinado a discussões com as diferentes etnias e parte destinado à pesquisa com a infância guarani. Ao final, são apresentadas algumas conclusões provisórias sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Rocha Ramos, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP - HTO) em regime de dedicação exclusiva. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (PPGL-IEL/Unicamp). Mestre em Linguística pela Unicamp. Bacharel em Linguística pela Unicamp. Licenciada em Letras-Português/Inglês pela Faculdade de Americana (FAM). Bacharel e licenciada em Letras-Português pela Unicamp. Tecnóloga em Segurança da Informação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Experiência em aulas de Português e Inglês para o Ensino Fundamental, Médio e Superior e em correções de redações segundo critérios adotados pelos vestibulares

Angel Corbera Mori, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1977), mestrado em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1978) e doutorado em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: Documentação e descrição de línguas ameríndias, morfossintaxe, fonologia, tipologia, contato de línguas; estudo e descrição de línguas da família arawak xinguanas, principalmente a língua mehinaku. É editor em chefe do Periódico LIAMES - Línguas Indígenas Americanas, publicação da área de Línguas Ameríndias do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

Referências

Nobre, Domingos (2014). Todo índio na Escola!. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Campinas, SP.: editora Curt Nimuendajú.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Como Citar

Ramos, G. R., & Corbera Mori, A. (2017). Nobre, Domingos. Todo índio na Escola. Parte I: Infâncias indígenas e escolarização no Brasil (1999-2009). Pp. 710. ISBN 978 85 99944 34 9. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, 17(1), 197–203. https://doi.org/10.20396/liames.v17i1.8648204

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>