Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/liames.v17i2.8650965

Palavras-chave:

Gramática funcional discursiva. Tipologia. Opacidade. Transparência. Línguas indígenas.

Resumo

O conjunto de oito trabalhos enfeixados neste número da Liames, de natureza tipológico-funcional, tem a pretensão de erigir pelo menos um pilar dessa ponte necessária entre descrição funcional e linguística indígena, mediante a análise da relação de transparência e opacidade entre forma e conteúdo. Esse tema, diga-se de passagem, serve bem a esse propósito, não só por ocupar um lugar proeminente na tipologia, mas também por permitir comprovar o grau de adequação tipológica do modelo adotado, o da Gramática Discursivo-Funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Gomes Camacho, Universidade Estadual Paulista

 

Tem graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), pós-doutorado em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã (2005), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atua, na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita e em Variação e Mudança Linguística. Publicou os livros "Classes de Palavras na Perspectiva Discursivo-Funcional. O papel da nominalização no continuum categorial" em 2011 pela Editora da UNESP, "Da linguística formal à linguística social" em 2013 pela Editora Parábola e "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em parceria com Gabriela Maria de Oliveira pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP, em 2013. Foi coordenador da área de linguística da FAPESP de 2006 a 2013 e Coordenador do Projeto de Pesquisa "Gramática do Português" da ALFAL de 2005 a 2015. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística e Dialetologia. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Editor Responsável da Alfa-Revista de Linguística.

 

Erotilde Goreti Pezatti, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Letras pela UNESP/SJRP, mestre em Linguística pela PUC-Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Ara. Concluiu, em 2005, pós-doutorado pela Universidade de Amsterdã e, em 2012, pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa, ambos em Gramática Discursivo-Funcional. Professora Assistente Doutor da UNESP/SJRP atua na Graduação e na Pós-Graduação, na linha de pesquisa Descrição e Análise Funcional de Língua Falada e Escrita, desenvolvendo temas relacionados à ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994, e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP e Coordenadora da área de Linguística da FAPESP.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Como Citar

CAMACHO, R. G.; PEZATTI, E. G. Apresentação. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 215–218, 2017. DOI: 10.20396/liames.v17i2.8650965. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/8650965. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)