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Arte verbal como heurística para análises semânticas
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Palavras-chave

Aimará
Anacruse
Arte verbal
Dísticos semânticos
Categorias semânticas
Estrutura poética

Como Citar

COLER, Matt; GUYOT, Patrice; BANEGAS-FLORES, Edwin. Arte verbal como heurística para análises semânticas: como a estrutura poética não prosódica na arte verbal do Muylaq’ Aymara (Muylaque, Peru) revela categorias semânticas. LIAMES: Línguas Indígenas Americanas, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e020011, 2020. DOI: 10.20396/liames.v20i0.8660368. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/liames/article/view/8660368. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Aimará é uma língua que é falada principalmente no Peru e na Bolívia. Até o momento, relativamente pouco foi documentado sobre a arte verbal aimará. Nesse sentido, analisamos uma canção tradicional gravada no altiplano peruano. Oferecemos uma análise musical e linguística da estrutura poética não prosódica da canção. Fornecemos detalhes sobre as figuras retóricas / literárias utilizadas para a produção / formação dos versos: a) o verso octossilábico, b) o homeoteleuton (este último é uma figura retórica que consiste na semelhança no final das palavras finais dos versos) e c) as características melódicas e rítmicas. Também delineamos as estratégias sintáticas, morfológicas e semânticas utilizadas/usadas/presentes na formação dos pares semânticos. Isto revela categorias semânticas que não seriam evidentes / não se manifestariam em uma análise linguística tradicional. Além disso, a análise musical confirma as observações de trabalhos anteriores sobre a percepção equivocada de uma anacruse musical. Concluímos que análises rigorosas e científicas da arte verbal requerem considerar a construção de significados por meio da prática e do diálogo.

https://doi.org/10.20396/liames.v20i0.8660368
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Copyright (c) 2020 Matt Coler, Patrice Guyot, Edwin Banegas-Flores

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