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Instrumentos linguísticos e discursos de disponibilização de/em instrumentos digitais de aprendizagem
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Palavras-chave

Instrumentos linguísticos
História das ideias linguísticas
Instrumentos digitais de aprendizagem.

Como Citar

COELHO, Cidarley Grecco Fernandes. Instrumentos linguísticos e discursos de disponibilização de/em instrumentos digitais de aprendizagem. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 44, p. 78–111, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i44.8657791. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8657791. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Pela História das Ideias Linguísticas, este trabalho faz uma análise da relação entre tecnologia e ensino, a partir de um fragmentário de saberes, com sua historicidade sobre a língua, disponíveis em rede digital. Levando em conta que Estado, instituições e saberes se apresentam na divisão dos sentidos, na tensão entre o dito e o não dito, considerando a contradição e o político – a análise busca a opacidade nos discursos de disponibilização de conteúdos educacionais em redes digitais. A análise possibilita refletir sobre o caráter material e o processo de significação dos instrumentos linguísticos pela sua historicidade, como objetos históricos e discursivos – e na sociedade contemporânea significada pelo digital. Compreender os processos de significação desses instrumentos, em sua dispersão, é o objetivo. Além disso, também se e como a materialidade digital passa a (re)significar esses objetos enquanto instrumentos que constituem os saberes linguísticos relacionados ao ensino da língua.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i44.8657791
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