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Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos
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Palavras-chave

Educação de jovens e adultos
Ensino/aprendizagem
Ambiente escolar.

Como Citar

LOIOLA, Rubens Lacerda. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 99–114, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658327. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta os dados de uma experiência com o ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. O objetivo central é mostrar as condições de ensinoaprendizagem em que estão inseridos os alunos, a fim de que se possa pensar em estratégias para modificar a situação destes. Um outro objetivo é identificar as causas da falta de interesse desses alunos pelas atividades desenvolvidas nas escolas. O método empregado é de natureza empírica, e consiste na observação não apenas de aulas ministradas por estagiários, mas também do comportamento dos alunos durante as aulas. Osresultados mostram que nessas aulas ainda são empregados métodos ultrapassados de ensino, inclusive de gramática normativa a partir de frases inventadas, nas quais se analisa, principalmente, os termos da oração, como sujeito, predicado e objetos.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658327
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