Banner Portal
n. 43 (2019): jan./jun.
jan./jun.

Artigo

Fabiane Jesus, Luciana Carmona Garcia Manzano (Autor)
9-32
Inovação X conservadorismo: uma análise discursiva de práticas de ensino de língua portuguesa em escola inovadora
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658321
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658321
María del Pilar Roca (Autor)
33-57
O ensino da retórica em três projetos pedagógicos da segunda metade do século XVIII no Rio da Prata
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658322
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658322
Amilton Flávio Coleta Leal, Neuza Zattar (Autor)
58-75
O procedimento de reescrituração em textos redacionais do ENEM/2016
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658324
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658324
Isabela Brossi dos Santos, Maria Iraci Sousa Costa (Autor)
76-98
O espaço rural como constitutivo de uma formação imaginária de caipira na obra da linguista Ada Rodrigues
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658325
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658325
Rubens Lacerda Loiola (Autor)
99-114
Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658327
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658327

Dossiê

Leandro Rodrigues Alves Diniz, Ana Cecília Cossi Bizon (Autor)
150-154
Dossiê: Políticas linguísticas para o português como língua adicional : globalização, ideologias e tensões
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658387
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658387
Ana Cecília Cossi Bizon, Leandro Rodrigues Alves Diniz (Autor)
155-191
Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658345
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658345
Jael Sânera Sigales Gonçalves (Autor)
192-216
Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil : uma análise de processos seletivos para acesso à universidade pública por migrantes forçados
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658348
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658348
Rosângela Morello (Autor)
217-236
Multilinguismo e ensino nas fronteiras
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658350
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658350
Virginia I. Rubio Scola (Autor)
237-258
Tensões ideológicas nos materiais didáticos de português na Argentina : globalização, lusofonia, Mercosul
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658351
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658351
Alan Silvio Ribeiro Carneiro (Autor)
259-289
O programa leitorado do governo brasileiro : ideologias linguísticas e práticas de ensino em um contexto situado
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658373
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658373
Cristine G. Severo, Daniel Peres Sassuco, Ezequiel Pedro José Bernardo (Autor)
290-307
Português e línguas bantu na educação angolana : da diversidade como “problema”
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658374
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658374

Crônicas e Controvérsias

Jorge Viana de Moraes (Autor)
115-136
Hugo Schuchardt, os neogramáticos e as leis fonéticas: um debate de interesse historiográfico
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658329
Érica Daniela de Araújo (Autor)
137-149
Uma vida pela linguagem : homenagem a Émile Benveniste
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658330
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658330

Resenha

Fernanda Canavêz (Resenhista)
208-313
Quem não luta tá morto
https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658375
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658375